A chuva deu a tônica na sexta-feira (29), dia de definição das posições no grid de largada para a grande final do Império Endurance Brasil em 2024, que acontece no Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia (GO). E foi debaixo d’água que brilhou a estrela de Vicente Orige: o parceiro de Sarin Carlesso acertou uma volta voadora em sua última tentativa para cravar a sétima pole position consecutiva do AJR #444, um dos candidatos aos títulos geral e da classe P1 na temporada.
Se a prova terminasse com os resultados do grid de largada, Orige e Carlesso comemoraram o título, pois seus maiores rivais, Xandinho Negrão e Marcos Gomes, da Ligier #9, largam na quinta colocação - eles precisam chegar em segundo lugar na classe P1 e quarto lugar na geral para levantar ambas as taças, sem depender de resultados paralelos.
Com o aumento da chuva logo após a sessão de classificação da GT4, o sistema de definição do grid foi alterado: nas classes GT3, P1 e P2 - que retorna ao grid neste fim de semana, com pole position do Sigma de Jindra Kraucher e Ricardo Haag -, o sistema de formação do grid pela melhor volta de dois dos pilotos do carro foi abandonado: apenas o piloto de maior graduação de cada máquina foi à pista em busca de uma volta rápida.
GT3: MERCEDES DOMINAM PRIMEIRA FILA
Pela GT3, as Mercedes AMG GT3 do Team RC asseguraram a primeira fila do grid. Com a pista molhada, Júlio Campos se destacou e cravou sua melhor volta em 1 minuto, 29 segundos e 398 milésimos, três décimos à frente do companheiro de equipe e líder do campeonato Rafael Suzuki.
A Stuttgart Motorsport, que precisa da vitória para levar o bicampeonato da categoria, esteve na frente em quase toda a sessão, com Ricardo Maurício, mas teve de se contentar com o terceiro lugar no grid. Para Suzuki e seu parceiro Rafael Baptista, qualquer resultado que não seja uma vitória do Porsche 911 GT3 R garante o troféu.
GT4: PORSCHES GARANTEM 100% DAS POLES
Na GT4, única categoria com título já definido por antecipação, em favor da dupla formada por Jacques Quartiero e Alan Hellmeister, a pole position ficou com o outro Porsche 718 Cayman GT4 da equipe Stuttgart: o bólido que sairá na ponta é justamente o que leva o número 718, com a pilotagem do quarteto formado por João Tesser, Eric Santos, Giuliano Bertuccelli e Pietro Rimbano, novidade no time de pilotos para esta prova.
SUSTO NOS TREINOS
A decisão do Endurance foi iniciada com um susto no treino extra da quinta-feira (28): um incêndio que destruiu o protótipo AJR #28, de Gustavo Martins e Vitor Genz. O gaúcho sofreu queimaduras de segundo grau em partes do rosto como os cílios e foi encaminhado ao Hospital Hugol de Goiânia, referência em assistência para pacientes vítimas de queimaduras, para receber atendimento.
“O Vitor saiu sozinho do carro e em momento algum teve problemas respiratórios ou de frequência cardíaca. Ele teve uma queimadura na face, uma região crítica pela parte respiratória e foi levado ao hospital para os devidos cuidados. Esteve bem e consciente o tempo todo e em breve estará novamente conosco aqui no Endurance”, destacou o diretor médico da categoria, dr. Dorival de Carlucci Jr.
QUATRO HORAS DE AÇÃO NA DECISÃO
A grande final do Endurance terá quatro horas de ação na pista a partir das 11h30. A prova terá transmissão ao vivo pela TV, no canal Bandsports. Na internet, a exibição ao vivo se dá pelo YouTube, nos canais da categoria e dos portais parceiros Grande Prêmio e High Speed.
Os ingressos para a arquibancada são grátis, mediante a doação de um brinquedo a ser revertido para a campanha Natal Solidário. As entradas para camarote estão disponíveis no site da DiskIngressos. Ambas as modalidades dão direito à visitação aos boxes, a partir das 10h40.
Confira abaixo o grid de largada para as Quatro Horas de Goiânia:
Texto: Geferson Kern
Outro recorde foi obtido pelo 911 GT3 R utilizado pela Stuttgart Motorsport no Endurance Brasil: o mais rápido Porsche 911 em Interlagos
LEIA MAISDocumentário sobre a temporada 2024 da Stuttgart Motorsport, registra a participação de uma das equipes mais vitoriosas do Endurance Brasil
LEIA MAISManobra na penúltima volta garantiu conquista em dose dupla em Goiânia, palco da última vitória de Xandy Negrão no automobilismo e em dia de despedida para Andreas Mattheis
LEIA MAIS