No último domingo (18), Hugo Cibien disputou duas corridas pela Stock Series em Cascavel, no Oeste do Paraná. Amanhã (quinta,22), o piloto capixaba de 40 anos estará acelerando um protótipo AJR no primeiro treino para a terceira etapa da temporada 2023 da Império Endurance Brasil, que corre no sábado as Três Horas do Velopark, na Grande Porto Alegre.
Nesse curto período de quatro dias, uma passada em casa, em Vila Velha, pouco descanso físico e quase nenhum descanso mental, já que a troca de categorias exige uma virada de chave para uma disputa totalmente diferente: é uma prova de longa duração no fim de semana de Endurance, contra três de curtíssima duração na Stock Series, o que muda muito a estratégia e o estilo de pilotagem; o carro da Endurance é mais leve, mais potente e tem mais pressão aerodinâmica; e na Endurance três pilotos dividem o carro.
Na etapa do Velopark, Cibien dividirá o volante, além do veterano catarinense Alexandre Finardi, com Nicolas Costa. O piloto carioca de 31 anos lidera a Porsche Carrera Cup em 2023.
“A virada de chave da Stock para a Endurance é mais fácil para mim que quando é o inverso. Além de estar mais acostumado aos protótipos, tanto ao carro propriamente falando quanto à tocada, mais cerebral e menos agressiva, mudar do menos potente para o mais potente é mais tranquilo por causa do peso e maior downforce. Você pode acreditar mais no carro, que aponta mais nas curvas, freia mais dentro, então vai aumentando os limites e em poucas voltas já está totalmente à vontade”, diz Cibien, que corre com patrocínios de Novaforma, Placas do Brasil e Supermercados Locatelli, e incentivo do Governo do Estado do Espírito Santo.
Nas duas primeiras etapas de 2023, o AJR V8 de 590 cavalos de potência da equipe Power Imports, “um carro que é contingenciado para não quebrar”, como explica o piloto...quebrou. A primeira vez foi uma quebra do eixo piloto, na segunda uma pedra arrebentou a correia do alternador, que nesse carro fica num lugar de difícil acesso, impossibilitando a troca durante a corrida.
Na pista de apenas 2.278 metros do Velopark, a mais curta da temporada, o desafio, além, claro, de chegar ao fim, é ter uma estratégia para competir contra os outros protótipos AJR e contra o protótipo Ligier, que chegou a categoria P1 ano passado e tem se mostrado um rival duríssimo.
A corrida da Endurance Brasil tem largada no sábado (24) às 11h30 e transmissão do canal Band Sports e You Tube do Imperio Endurance Brasil.
Prova de quatro horas de duração marca definição do campeonato 2024 do Império Endurance Brasil
LEIA MAISDecisão da temporada 2024 acontece no fim de semana do dia 30 de novembro, no Autódromo Ayrton Senna
LEIA MAISProva decisiva terá arrecadação de brinquedos, que serão revertidos a crianças atendidas pela campanha Natal do Bem
LEIA MAIS