Depois de quatro pole positions seguidas no campeonato, Vicente Orige e Sarin Carlesso conseguiram, neste sábado (10), transformar a performance em vitória. No circuito de Goiânia (GO), palco da única rodada dupla de 2024 do Império Endurance Brasil, a dupla da JLM Racing levou seu AJR #444 à vitória, em um fim de semana dominante do duo, que começou com dupla pole e novo recorde da pista para categorias nacionais, em volta com média na casa de 185 km/h.
Foi a primeira conquista conjunta de Carlesso e Orige, único piloto a bloquear o domínio em solo goiano das Ligier desde a chegada ao país do carro francês - na rodada dupla de 2023, já havia vencido, a bordo de um Sigma P1, ao lado de Luiz Henrique Bonatti e Vitor Genz. A dupla chegou logo à frente de quatro Ligier, com Xandinho Negrão e Marcos Gomes, que partiram para uma tática que requereu um abastecimento extra, seguidos de Gaetano di Mauro e Guilherme Bottura, Lucas e Victor Foresti (vencedor pelo troféu Legends) e Axel Gnos e do trio Flávio Abrunhoza, Leandro Ferrari e André Moraes Jr.
“Estamos desde o início do ano com um carro bem competitivo, mas em cada etapa acontecia algum probleminha. Na prova de sexta-feira (9) aqui em Goiânia, furou um pneu e estragou nossa corrida, mas agora deu tudo certo”, frisou o campeão de 2022. “Essa vitória estava engasgada. Viemos num crescente com o Juliano Moro e toda a equipe. Na sexta escapou, mas no sábado foi perfeito”, completou Carlesso.
Pela GT3, o Porsche 911 GT3 R, geração 992, de Marcel Visconde, Marçal Müller e Ricardo Maurício, saiu na pole position, mas a prova foi dominada desde o início por Ricardo Baptista e Rafael Suzuki, que chegaram em sua segunda vitória em apenas quatro provas. “Foi uma prova muito desgastante, tive que cobrir dois stints, com calor e quase sem Safety Car, mas deu para seguir até o fim, quando o Suzuki fez um excelente stint”, disse Baptista. “Fiz uma hora quase em ritmo de classificação. É bom termos concorrentes diretos fortes como a Porsche, que estava toda volta ali perto, mas no final deu certo”, completou Suzuki.
Na GT4, Jacques Quartiero e Alan Hellmeister obtiveram a quinta vitória em cinco provas no campeonato, em disputa apertada: eles tiveram uma batalha apertada com o Audi RS3 TCR da Eurobike/MC Tubarão, com Fernando Gorayeb e Witold Ramasauskas, que chegaram a liderar a prova e receberam a bandeirada a pouco mais de um segundo dos vitoriosos. “Vamos continuar fazendo o nosso trabalho. Chegamos um segundo na frente dos adversários, foi uma baita corrida. Vamos indo, volta a volta, corrida a corrida”, destacou Quartiero.
O Endurance volta às pistas já em três semanas, para a disputa da sexta de oito etapas da temporada. O palco será o Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), no dia 1º de setembro, um domingo.
SOBRE O ENDURANCE BRASIL
O Império Endurance Brasil é uma realização da Associação de Pilotos de Endurance (APE). O patrocínio é da Cerveja Império, Stuttgart Porsche, Pirelli e Eurobike.
Confira o resultado da prova deste sábado:
12. Jacques Quartiero/Alan Hellmeister (Porsche 718 Cayman GT4/Stuttgart - GT4), a 16 voltas*
*Vencedores por categoria
Texto: Geferson Kern
Prova de quatro horas de duração marca definição do campeonato 2024 do Império Endurance Brasil
LEIA MAISDecisão da temporada 2024 acontece no fim de semana do dia 30 de novembro, no Autódromo Ayrton Senna
LEIA MAISProva decisiva terá arrecadação de brinquedos, que serão revertidos a crianças atendidas pela campanha Natal do Bem
LEIA MAIS