A espera chegou ao fim. E para matar as saudades dos apaixonados por velocidade, nada mais justo do que duas corridas. Depois de um hiato de 90 dias, os carros mais rápidos do Brasil voltam a acelerar em Goiânia, que irá receber a quarta e quinta etapas da temporada 2023 do Império Endurance Brasil. As provas acontecerão na sexta-feira, dia 22, e sábado, 23. Ambas as disputas contarão com três horas de duração.
As provas prometem ser intensas e o forte calor, que deve chegar perto dos 40 graus no horário das corridas, será um desafio extra para os pilotos e os equipamentos também. E é por isso que a Ligier - modelo que venceu todas as corridas que disputou até agora, já aparece como a grande favorita do final de semana.
“A durabilidade é o segredo deste carro. Você dificilmente vai ver a gente largando na pole, porque os AJR e os Sigma têm mais potência e atingem velocidades maiores. Mas em uma prova longa, onde conservar equipamento e manter o mesmo ritmo é crucial… esse é o ponto forte deste protótipo”, afirma Sérgio Troy, chefe de equipe da BTZ Motorsport.
No entanto, esta será a primeira vez que o time dos pilotos Guilherme Bottura e Gaetano Di Mauro, líderes do campeonato na categoria P1 e Geral, irá enfrentar outros modelos franceses em Goiânia.
Um deles é o recém-chegado carro da dupla Xandinho Negrão e Marcos Gomes, que se despediu da Mercedes bicampeã da GT3 em uma linda homenagem a Xandy Negrão,e estreou uma Ligier no Velopark. O outro está nas mãos do trio formado por Fernando Poeta, Cacau Ricci e Andersom Toso.
“Ainda estamos começando a pegar a mão desse carro. Precisamos conseguir alcançar uma velocidade de reta um pouco maior. O que estamos sobrando nas curvas não tem sido suficiente para competirmos de frente com os AJR. No entanto, esse carro exige muito menos dos pneus e essa é a nossa aposta para Goiânia”, afirmou Toso.
E se na P1 podemos falar em favoritos, o mesmo não se pode dizer da GT3. Na última passagem pelo autódromo Ayrton Senna, A Mclaren 720s de Marcelo Hahn e Allam Khodair travou uma batalha duríssima com a BMW de Léo Sanchez e Átila Abreu.
O “segundo round” entre as duas supermáquinas ainda terá pela frente a Porsche de Marcel Visconde, Marçal Muller e Ricardo Maurício, que chegam para a disputa na liderança do campeonato e embalados por uma vitória no Velopark.
A primeira corrida do final de semana está marcada para as 9h de sexta-feira e será válida pela quarta etapa do campeonato. No sábado os carros mais rápidos do Brasil realinham no grid para encarar mais três horas de prova. A largada acontece às 14h e as duas disputas serão transmitidas ao vivo pelo Bandsports e pelo canal oficial do Império Endurance Brasil, no Youtube.
Prova de quatro horas de duração marca definição do campeonato 2024 do Império Endurance Brasil
LEIA MAISDecisão da temporada 2024 acontece no fim de semana do dia 30 de novembro, no Autódromo Ayrton Senna
LEIA MAISProva decisiva terá arrecadação de brinquedos, que serão revertidos a crianças atendidas pela campanha Natal do Bem
LEIA MAIS