Cheio de novidades, Império Endurance Brasil retorna ao Velopark neste final de semana

Cheio de novidades, Império Endurance Brasil retorna ao Velopark neste final de semana

08/11/2023

O Velopark, no Rio Grande do Sul, voltará a receber os carros mais rápidos do país. Neste final de semana, o circuito mais curto do calendário será palco da penúltima etapa da temporada 2023 do Império Endurance Brasil. A prova, no entanto, conta com várias mudanças em relação a disputa realizada no circuito gaúcho junho deste ano. Novidades que devem fazer a briga pelo título ficar ainda mais acirrada nas quatro classes que compõe o campeonato: Geral, P1, GT3 e GT4.

A principal novidade está no tempo de prova. Ao invés de três horas de corrida, neste sábado, serão quatro. Além disso, o formato da corrida também mudou e agora não existem mais janelas de pitstop. O box permanece aberto durante toda a prova e as equipes decidem quando parar para fazer troca de pilotos, pneus e abastecimento. Foi assim na Cascavel de Ouro, disputada há xx semanas.

“Essas mudanças tornaram a corrida mais atrativa para o público e a briga pela vitória ainda mais emocionante. Sem as janelas pré-estabelecidas, as equipes ganharam ainda mais importância, pois acertar a estratégia de prova se tornou determinante. Além disso, a prova mais longa exige mais dos carros e dos pilotos. Vencer ficou mais difícil e, ao mesmo tempo, muito mais saboroso”, afirma Henrique Assunção, presidente da Associação dos Pilotos de Endurance, entidade responsável pela organização do Império Endurance Brasil.

Uma das consequências das novas regras é que as equipes precisam ficar ainda mais atenta ao consumo de combustível. Mas não é só isso. Os pneus também ganham atenção redobrada: “O Velopark conta com nove curvas, grande parte para a esquerda, que aliadas a tração traseira da maioria dos carros, fazem com que o pneu mais exigido seja o traseiro direito. O asfalto possui baixa abrasividade e não é conhecido por exigir demais dos pneus, mas temos que levar em conta também outros fatores para o desgaste dos compostos durante o final de semana, como a temperatura do asfalto ao longo das atividades de pista”, explica Fabio Magliano, gerente de produtos Car e Motorsport da Pirelli para a América do Sul.

Quem está atento a tudo isso é Gaetano Di Mauro, líder do campeonato tanto na categoria P1 quanto na Geral. Ele aparece isolado na ponta da tabela pois Guilherme Bottura, seu companheiro no comando do protótipo Ligier preparado pela equipe BTZ, não disputou a última etapa do campeonato. “O campeonato está cada vez mais difícil e a regularidade tem sido nosso ponto forte. Mas precisamos trabalhar para voltar a vencer. Nossos adversários estão crescendo  e isso ligou o sinal de alerta para o nosso time”, afirma o piloto.

O crescimento do Sigma comandado pelo trio formado por Vicente Orige, Luiz Henrique Bonatti e Vitor Genz é a maior ameaça neste momento. Apenas 45 pontos separam Gaetano Di Mauro do trio da Motorcar na briga pelo título da classe P1, que reúne os protótipos mais velozes do país. Eles venceram duas corridas este ano. Uma delas, justamente no Velopark. “A gente sabe que não é fácil repetir a dose, mas estamos muito focados nisso para, quem sabe, chegar à grande final na ponta da tabela”, diz Orige.

Já na GT3, a Porsche 911 guiada por Marcel Visconde, Marçal Muller e Ricardo Maurício surge como favorita para a disputa deste final de semana. Eles lideram com uma folga de 60 pontos sobre o segundo colocado e venceram na primeira passagem pelo Velopark.

“Esta é uma pista onde o nosso carro costuma ir muito bem, por conta das características do carro e do traçado de retas mais curtas. Mas não é só isso que faz com que esta pista seja especial para nós. O povo gaúcho é apaixonado por velocidade, vem ao autódromo para poder ver os carros de perto, e tudo isso deixa as corridas no Rio Grande do Sul ainda mais especiais. Esperamos vencer de novo e vamos trabalhar muito forte para isso”, diz Visconde.

Os carros mais rápidos do Brasil começam a acelerar no Velopark na quinta-feira, com um treino livre que irá reunir todas as categorias às 12h. Na sexta-feira os pilotos voltam para a pista para mais três ensaios (9h, 10h50 e 13h55). A tomada classificatória acontece em seguida, às 15h40. A largada da penúltima etapa do campeonato está marcada para as 10h30 do sábado e a disputa será transmitida ao vivo e na íntegra pelo Bandsport e pelo canal oficial do Império Endurance Brasil no Youtube.

LEIA TAMBÉM

None

Credenciamento de imprensa |Temporada 2024 | 1ª etapa

22/02/2024

Está aberto o processo de credenciamento para a 1ª etapa da temporada 2024 do Império Endurance Brasil, que acontecerá no dia 16/03, no Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia.

LEIA MAIS
None

Endurance Brasil divulga o calendário da temporada 2024

15/01/2024

Campeonato que reúne os carros mais rápidos do país começa no dia 16 de março, em Goiânia.

LEIA MAIS
None

Stuttgart expõe carros campeões do Endurance Brasil no Porsche Center São Paulo

19/12/2023

Dois campeões estão expostos no Porsche Center São Paulo. Os Porsches da equipe Stuttgart Motorsport, vencedora do Endurance Brasil 2023 nas classes GT3 e GT4!

LEIA MAIS

PATROCINADORES

Império
Pirelli
Stuttgart Porsche
Eurobike
EMS

APOIO

Multisolution
Corsa

REALIZAÇÃO

TRANSMISSÃO