Cibien, Finardi e Costa chegam em sétimo no Velopark

Cibien, Finardi e Costa chegam em sétimo no Velopark

06/07/2023
AJR #80 de Finardi, Cibien e Costa

Um olhar frio para a folha de resultados da terceira etapa da temporada 2023 da Império Endurance Brasil mostra que o AJR da equipe Power Imports largou em oitavo e chegou em sétimo na categoria P1 nas Três Horas do Velopark. 

Mas a história das 174 voltas do protótipo de motor Chevrolet V8 pela pista de 2.278 metros do Velopark tem muitas nuances, algumas delas comentadas pelo piloto capixaba Hugo Cibien, que dividiu o volante com o catarinense Alexandre Finardi e o carioca Nicolas Costa. 

“A gente optou por trabalhar em uma faixa de potência menor que outras equipes que usam o mesmo motor, para privilegiar alguns pontos como economia de pneus e combustível e do próprio equipamento, reduzindo a chance de alguma quebra na corrida. Então o oitavo lugar na classificação era mais ou menos o resultado que a gente projetava. Na corrida, queríamos e poderíamos acabar mais para a frente, mas alguns fatores que fazem parte de uma corrida de endurance acabaram impedindo que cumpríssemos a meta”, diz Cibien, que estreou nesse fim de semana o patrocínio dos supermercados Locatelli, juntando-se a Novaforma e Placas do Brasil. 

O primeiro desses fatores foi a entrada do carro para o primeiro dos três pit stops obrigatórios sob bandeira verde, quando logo depois foi acionada a bandeira amarela e o carro de segurança entrou na pista. Nesse caso, quem para sob bandeira amarela leva muita vantagem, sobretudo numa pista curta como o Velopark, onde as voltas são feitas na casa dos 50 segundos, e a chance de levar uma volta é maior. 

Finardi entregou o carro para Nicolas Costa – que estreava na categoria P1 – em 10º, mas o carioca saiu do pit e foi obrigado a dar algumas voltas lentas atrás do carro de segurança, caindo para 15º. Acostumado a pilotar um Porsche na Porsche Cup, Nicolas se adaptou bem ao protótipo, fez a melhor volta da equipe (50s714) em seu primeiro stint, recuperou cinco das posições perdidas em função do pit sob bandeira verde e entregou o carro em 10º para Hugo Cibien na segunda parada. 

O capixaba fez o maior stint da Power Imports, perto de 60 voltas. Ganhou posições e entrou no pit em 5º, mas a parada do AJR no terceiro e último pit stop foi mais de um minuto mais longa que o mínimo permitido em regulamento, porque a equipe precisou fixar alguns problemas que estavam prejudicando o rendimento do carro e poderiam acabar com a corrida: uma quebra no suporte da asa traseira, a parte dianteira da carenagem que estava roçando e provocando desgaste excessivo no pneu, e um vazamento de óleo. “Essa quebra da asa prejudicou bastante o equilíbrio do carro, sobretudo nas curvas, mas eu estava conseguindo manter o ritmo de corrida programado, então resolvemos esticar ao máximo minha permanência na pista. Pena que para consertar o carro perdemos tempo, e aqui significou voltas e posições”, disse Cibien. 

No último stint, o mais curto, Nicolas Costa não teve tempo de recuperar posições na pista e cruzou a linha de chegada em oitavo lugar, sétimo entre os protótipos (P1). A próxima etapa da Império Endurance Brasil acontece dia 23 de setembro em Goiânia.   

 

LEIA TAMBÉM

None

Definida a programação da etapa decisiva em Goiânia

18/11/2024

Prova de quatro horas de duração marca definição do campeonato 2024 do Império Endurance Brasil

LEIA MAIS
None

Aberto o credenciamento de imprensa para a final em Goiânia

18/11/2024

Decisão da temporada 2024 acontece no fim de semana do dia 30 de novembro, no Autódromo Ayrton Senna

LEIA MAIS
None

Final do Endurance em Goiânia terá ingresso em prol da solidariedade

12/11/2024

Prova decisiva terá arrecadação de brinquedos, que serão revertidos a crianças atendidas pela campanha Natal do Bem

LEIA MAIS

PATROCINADORES

Império
Pirelli
Stuttgart Porsche
Eurobike
EMS

APOIO

Multisolution
Corsa

REALIZAÇÃO

TRANSMISSÃO