Decisão insólita: Líder da GT4 pode vencer a final e não levar o título

Decisão insólita: Líder da GT4 pode vencer a final e não levar o título

06/12/2023

De todas as disputas de título que irão acontecer neste final de semana durante a Grande Final do Império Endurance Brasil, a da GT4 promete ser das mais emocionantes. Isso porque a pontuação extra distribuída na última corrida da temporada, aliada ao descarte do pior resultado do ano, gerou uma situação curiosa: Embora André Moraes Jr lidere o campeonato sozinho e tenha sido o piloto que mais corridas venceu ao longo do ano, cruzar a linha de chegada nas Quatro Horas do Velocitta em primeiro lugar pode não ser suficiente para ele garantir o título.

Para ser campeão pela segunda vez, o piloto que compete a bordo de um Mustang ao lado de Flávio Abrunhoza e Leandro Ferrari precisa receber a bandeirada com um carro entre ele e a Porsche de Jacques Quartieiro e Danilo Dirani. André Moraes Jr. também não será campeão se Tom Filho vencer no interior de São Paulo.

“Tivemos alguns percalços durante a temporada, mas estou muito confiante no desempenho que o Mustang apresentou na etapa do Velopark. O Leandro (Ferrari) também está em excelente forma, guiando muito, e confio bastante neste conjunto, neste time para alcançar mais uma vitória. Esse é o meu foco, fazer meu trabalho e ganhar a disputa”, afirmou o piloto da equipe Autlog Racing.

É o preço da regularidade. Enquanto André Moraes Jr. oscilou em algumas provas, ficando entre o quarto e terceiro lugar, a dupla da Stuttgart Motorsport jamais subiu ao pódio se não fosse para ficar no degrau mais alto (duas vezes) ou, no mínimo, em segundo lugar (quatro vezes). A prova do Velopark, que eles não completaram, virou o descarte.

“Estamos muito confiantes no desempenho do carro e na nossa guiada para esta disputa. Mas nada está decidido e cada corrida é uma corrida. Não podemos vacilar”, disse Quartieiro.

Uma das razões para ter cautela é que marcar o líder não será suficiente para a dupla do carro #21 se Tom Filho, que também compete a bordo da Porsche, vencer no Velocittá. Com duas vitórias e dois segundos lugares, o parceiro de Luiz Landi e Marçal Muller é outro que garante o título se chegar em primeiro lugar.

“Entro na pista pensando única e exclusivamente em fazer tudo o que eu preciso para vencer. Eu sei que até existe uma combinação de resultados que pode garantir o título, mas isso é algo que eu sinceramente só vou olhar quando estiver recebendo a bandeirada”, garantiu Tom Filho.

Outros pilotos também conservam chances matemáticas de ficar com o título, mas precisam de combinações improváveis. É o caso de Henry Visconde, que precisa, por exemplo, que Dirani e Quartieiro sequer completem a prova. Quem também está em situação parecida são os campeões do ano passado, Marco Pisani e Renan Guerra. Eles precisariam vencer e torcer pelo abandono dos dois carros da Stuttgart e também do líder André Moraes.

A Grande Final do Império Endurance Brasil terá quatro horas de duração e será disputada no Velocittá, mesmo circuito que abriu a temporada. A disputa está marcada para este sábado (09), com largada às 10h30. A prova será transmitida ao vivo e na íntegra pelo Bandsports e pelo canal oficial da categoria no Youtube.

Texto: Bruno Império

LEIA TAMBÉM

None

Credenciamento de imprensa |Temporada 2024 | 1ª etapa

22/02/2024

Está aberto o processo de credenciamento para a 1ª etapa da temporada 2024 do Império Endurance Brasil, que acontecerá no dia 16/03, no Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia.

LEIA MAIS
None

Endurance Brasil divulga o calendário da temporada 2024

15/01/2024

Campeonato que reúne os carros mais rápidos do país começa no dia 16 de março, em Goiânia.

LEIA MAIS
None

Stuttgart expõe carros campeões do Endurance Brasil no Porsche Center São Paulo

19/12/2023

Dois campeões estão expostos no Porsche Center São Paulo. Os Porsches da equipe Stuttgart Motorsport, vencedora do Endurance Brasil 2023 nas classes GT3 e GT4!

LEIA MAIS

PATROCINADORES

Império
Pirelli
Stuttgart Porsche
Eurobike
EMS

APOIO

Multisolution
Corsa

REALIZAÇÃO

TRANSMISSÃO