A Stuttgart Motorsport fez 1-2 na classe GT4 nas 4 Horas do Velocitta, quarta etapa do Endurance Brasil 2022. Os Porsches 718 Cayman GT4 Clubsport de Bruno Xavier/Luiz Landi e de Jacques Quartiero/Danilo Dirani cruzaram a linha de chegada nos dois primeiros lugares, resultado que permitiu a Quartiero e Dirani ampliar a vantagem na liderança da tabela de pontuação.
Os dois Porsches da Stuttgart Motorsport ocuparam os dois primeiros lugares da classe GT4 durante praticamente toda a corrida. Xavier/Landi largaram na pole position e lideraram a maior parte das 138 voltas percorridas. Quartiero/Dirani também ficaram em primeiro lugar durante algumas voltas até a ordem final ser estabelecida.
Bruno Xavier declarou: “Nosso único susto aconteceu no primeiro stint, quando fiquei no meio de um ‘bolo’ de protótipos e um deles bateu no meu carro. Quando paramos na primeira janela de pit stops, vimos que uma das rodas estava danificada. Felizmente, não vazou ar nem mudou o comportamento do carro. A corrida teve quatro safety cars e os três primeiros foram ruins para nós, porque perdemos toda a vantagem que havíamos acumulado. Em compensação, no último nós nos distanciamos por causa do posicionamento dos carros na pista”. Luiz Landi teve uma corrida mais calma: “Foi uma corrida ótima, deu tudo certo. Cheguei em um retardatário que demorou para me dar passagem, mas nada que prejudicasse a nossa corrida.”
Jacques Quartiero, em sua primeira temporada no Endurance Brasil, comemorou o resultado e a atuação na pista. “Comecei neste ano e meu foco é terminar as corridas, curtir o carro e ganhar experiência. A cada corrida, eu me sinto mais à vontade e mais confiante. A próxima vai ser em Goiânia, local da primeira etapa deste ano, e pela primeira vez vou correr em um traçado no qual já competi antes”, conta. Dirani, por sua vez, elogiou o Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport e o trabalho da Stuttgart Motorsport: “O carro se comporta bem do começo ao fim das provas e a equipe faz um trabalho fantástico. A corrida foi trabalhosa porque estávamos com ‘lastro do sucesso’ e outras equipes tinham um handicap no tempo de pit stop. Tivemos que lidar com tudo isso e mesmo assim chegamos a liderar. Estou muito satisfeito”.
Na classe GT3, a Stuttgart Motorsport confiava em um bom resultado depois de Ricardo Mauricio ter feito uma volta em 1min24s228, o melhor tempo já obtido por um Porsche 911 no Velocitta, em um dos treinos livres de sexta-feira. O trio formado por Marcel Visconde, Ricardo Mauricio e Marçal Müller alinhou em quarto entre os carros da GT3, mas as chances de lutar pela vitória foram prejudicadas por uma colisão com um carro que rodou à frente na primeira curva. Depois, no fim do primeiro stint, o 911 GT3 R levou uma batida de outro concorrente, não intencional, e teve a roda traseira esquerda quebrada. “Foi um fim de semana de altos e baixos para nós”, resumiu Felipe Grizzi, chefe da equipe. “Fizemos dobradinha na GT4, mas foi impossível escapar da colisão na largada porque o protótipo rodou e veio na direção do nosso carro”, explicou. A batida danificou o para-lama traseiro direito do Porsche 911 GT3 R, que prosseguiu assim até o fim da corrida. A quebra na roda traseira, por sua vez, aconteceu minutos antes da abertura da primeira janela de pit stops e exigiu uma parada extra no box, provocando um grande atraso. Uma corrida de recuperação rendeu a Visconde/Mauricio/Müller o sétimo lugar na classe. O trio ocupa o terceiro lugar na tabela provisória de pontuação da GT3. A próxima etapa do Endurance Brasil acontecerá no dia 17 de setembro no autódromo de Goiânia.
Stuttgart: 25 anos como referência Porsche no Brasil
A Stuttgart atuou entre outubro de 1997 e junho de 2015 como importadora oficial da marca Porsche no Brasil. Nesse período, a Porsche aumentou significativamente sua presença no País. Atualmente, a Stuttgart opera oito Porsche Centers em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro e Recife. O Stuttgart Service | Body & Paint, localizado em São Paulo, é o mais moderno centro de serviços de reparo e manutenção de carros da marca, sendo o único da América Latina capacitado a fazer reparos em carrocerias de alumínio e o único do Brasil apto a fazer manutenção e reparos em baterias de alta tensão para veículos híbridos e elétricos. O histórico, a presença em seis estados e a alta qualidade de seu atendimento e de seus serviços fazem da Stuttgart ser referência em Porsche no Brasil.
Sobre a Stuttgart Motorsport
A Stuttgart Motorsport é o braço esportivo da Stuttgart Porsche e tem um longo e vitorioso histórico de participação em competições. Sua conquista mais recente é o título do Campeonato Brasileiro de Endurance de 2017. Desde sua criação, em 1997, a Stuttgart Motorsport conquistou vitórias em provas tradicionais como a Mil Milhas Brasil e os 500 Quilômetros de São Paulo, além de ter participação em provas internacionais da IMSA (24 Horas de Daytona (1998) e da Le Mans Series (Mil Milhas de 2007).
Site: stuttgartporsche.com.br
Facebook: stuttgartporsche
Instagram: stuttgartporsche
Assessoria de Imprensa – Stuttgart Porsche
Luiz Alberto Pandini
imprensa@stuttgartporsche.com.br
(11) 2367-0608/99122-6260
Prova de quatro horas de duração marca definição do campeonato 2024 do Império Endurance Brasil
LEIA MAISDecisão da temporada 2024 acontece no fim de semana do dia 30 de novembro, no Autódromo Ayrton Senna
LEIA MAISProva decisiva terá arrecadação de brinquedos, que serão revertidos a crianças atendidas pela campanha Natal do Bem
LEIA MAIS