A equipe BTZ confirmou o favoritismo e conquistou a sua quarta vitória consecutiva em Goiânia. Nesta sexta-feira, o trio formado pelos pilotos Guilherme Bottura, Gaetano Di Mauro e Gustavo Kiryla venceu a prova válida pela quarta etapa da temporada 2023 do Império Endurance Brasil e ampliou ainda mais a invencibilidade do protótipo Ligier #117 no Autódromo Internacional Ayrton Senna.
“Nosso carro sofre menos com o desgaste e soubemos dosar nossa tocada para conseguir ter um carro mais agressivo na segunda metade da corrida. Todos estão de parabéns. De fato Goiânia virou nossa casa e agora temos que trabalhar para a corrida de amanhã, porque queremos repetir a dose. Estamos animados confiantes”, afirmou Guilherme Bottura, que junto com Gaetano Di Mauro ampliaram ainda mais a vantagem na liderança do campeonato.
A quarta vitória em Goiânia, segunda no campeonato, entretanto, teve um sabor ainda mais especial. Esta foi a primeira vez que o trio da BTZ enfrentou outros protótipos franceses na pista. Até então, nas outras três provas vencidas no Centro Oeste, eles aceleravam a única Ligier do grid. Hoje tiveram de brigar com Xandinho Negrão e Marcos Gomes, da A. Mattheis, até o último stint para alcançar o degrau mais alto do pódio.
“Nosso carro foi perdendo desempenho em relação a eles na reta final de corrida. Nitidamente sofremos mais com o calor e precisamos entender melhor o carro. Vamos trabalhar em cima disso para sermos mais competitivos”, admitiu Negrão, que cruzou a linha de chegada na segunda colocação.
Na classe GT3, o Porsche da equipe Stuttgart comandado por Marcel Visconde, Marçal Muller e Ricardo Maurício surpreendeu as favoritas Mclaren e BMW e garantiu a segunda vitória consecutiva no campeonato, ampliando a liderança.
“Um resultado muito melhor do que esperávamos. Goiânia é uma pista que privilegia as características dos nossos adversários, mas soubemos administrar o carro ao longo da prova e contamos com a sorte. Graças a nova regra de reposicionamento dos carros em Safety Car, recuperamos uma volta e fizemos uma corrida perfeita até o final para conquistar a vitória”, afirmou Visconde.
Já na GT4, foi a Mercedes que cruzou a linha de chegada na frente, com o trio formado por Marco Pisani, Renan Guerra e André Moraes Jr - o último se uniu à dupla campeã do ano passado após a quebra do seu Ford Mustang ainda nos treinos livres.
“Não participamos da etapa do Velopark e desembarcamos em Goiânia conscientes de que precisávamos vencer para continuarmos buscando o bicampeonato. A corrida foi muito desgastante, principalmente por conta do calor. E neste aspecto, ter o André ao nosso lado foi muito importante para que eu não precisasse fazer dois stints. A temperatura chega perto dos 70 graus dentro do carro e contar com mais um piloto, que ainda por cima mostrou que guia muito, foi essencial para alcançarmos nosso objetivo”, disse Pisani.
Amanhã os carros voltam para a pista para a segunda prova do final de semana, agora válida pela quinta etapa do campeonato. Assim como nesta sexta-feira, a disputa também terá três horas de duração. A largada está marcada para as 14h e conta com transmissão ao vivo do Bandsports e do canal oficinal do Império Endurance Brasil no YouTube.
Confira como ficou o pódio das quatro categorias que compõe o grid:
GERAL
1 - G. Bottura / G. Di Mauro / G. Kiryla (Ligier)
2 - X. Negrão / M. Gomes (Ligier)
3 - Padron / F. Ohashi / A. Gama (Sigma)
4 - D. Muffato / P. Queirolo (AJR)
5 - M. Visconde / M. Muller / R. Maurício (Porsche)
CLASSE P1
1 - G. Bottura / G. Di Mauro / G. Kiryla (Ligier)
2 - X. Negrão / M. Gomes (Ligier)
3 - Padron / F. Ohashi / A. Gama (Sigma)
4 - D. Muffato / P. Queirolo (AJR)
5 - H. Assunção / F. Fortes (AJR)
CLASSE GT3
1 - M. Visconde / M. Muller / R. Maurício (Porsche)
2 - R. Baptista / C. Bueno (Mercedes)
3 - A. Auler / G. Salas (Mercedes)
4 - M. Hahn / A. Khodair (McLaren)
5 - L. Sanchez / A. Abreu (BMW)
CLASSE GT4
1 - M. Pisani / R. Guerra / A. Moraes (Mercedes)
2 - J. Quartiero / D. Dirani (Porsche)
3 - L. Landi / T. Filho / M. Muller (Porsche)
4 - H. Visconde / M. Tulio / F. Steyer (BMW)
Prova de quatro horas de duração marca definição do campeonato 2024 do Império Endurance Brasil
LEIA MAISDecisão da temporada 2024 acontece no fim de semana do dia 30 de novembro, no Autódromo Ayrton Senna
LEIA MAISProva decisiva terá arrecadação de brinquedos, que serão revertidos a crianças atendidas pela campanha Natal do Bem
LEIA MAIS