Endurance: Nova temporada será maior desafio de estratégia da história do campeonato para equipes e pilotos

Endurance: Nova temporada será maior desafio de estratégia da história do campeonato para equipes e pilotos

16/03/2024
Estratégia será fundamental

Não basta ser o mais rápido. É preciso ser também o mais resistente e ter a melhor estratégia. Este é o espírito das provas de longa duração, sintetizado no país pelo Império Endurance Brasil. A competição, promovida pela Associação de Pilotos de Endurance (APE), terá em 2024 seu maior desafio estratégico da história: afinal, pela primeira vez, ao longo de uma temporada completa, as escuderias terão liberdade quase total para criar suas estratégias ao longo de três, quatro ou até seis horas de prova.

A regra a ser aplicada no campeonato que começa neste fim de semana, no Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia (GO), foi adotada pela primeira vez na penúltima etapa do último ano. Pela nova regra, as equipes têm total liberdade para fazer suas paradas para troca de pilotos e de pneus e reabastecimento a partir dos 30 minutos de prova até 15 minutos antes da bandeira quadriculada. Neste período, são obrigatórios três pit stops, com presença mínima do carro por cinco minutos entre as linhas demarcatórias no início e no final do pitlane, por razões de segurança. Já paradas extras, que envolvam reabastecimento, como os splash and go, também terão tempos mínimos estipulados, conforme a duração de volta de cada circuito.

A nova medida obteve aprovação imediata dos competidores e dos fãs da categoria. “Esse modelo trouxe mais dinamismo à disputa, exigindo mais de nossos engenheiros e estrategistas, além de deixar a prova mais imprevisível para o público. Os times receberam a novidade muito bem e estamos ansiosos em ver como será na prática ao longo de todo um campeonato”, destacou o piloto e presidente da APE, Henrique Assunção, um dos principais entusiastas da flexibilização das janelas de pit stops.

A temporada 2024 terá oito etapas, com início neste sábado (16), na capital de Goiás, em disputa com quatro horas de duração, que será antecedida por dois dias de treinos, na quinta (14) e sexta-feira (15). A etapa deste fim de semana terá largada às 11h30 e transmissão ao vivo via TV pelo canal por assinatura Bandsports, além de exibição ao vivo e na íntegra via YouTube, pelos canais da categoria e do portal Grande Prêmio, novo parceiro de mídia do Império Endurance Brasil para este ano.

 

Confira o calendário para 2024:

 

16/03 - Goiânia

11/05 - Interlagos

15/06 - Velocitta

10/08 - Goiânia

01/09 - Interlagos (rodada dupla)

19/10 - Velocitta

30/11 - Goiânia

LEIA TAMBÉM

None

Credenciamento de imprensa |Temporada 2024 | 2ª etapa

11/04/2024

Está aberto o processo de credenciamento para a 2ª etapa da temporada 2024 do Império Endurance Brasil, que acontecerá no dia 11 de maio, no Autódromo Internacional de Interlagos, em São Paulo.

LEIA MAIS
None

Império Endurance Brasil abre venda de ingressos para etapa de retorno a Interlagos

11/04/2024

Prova no dia 11 de maio é válida pela segunda etapa da temporada 2024 e marca retorno da categoria ao autódromo após quase um ano e meio

LEIA MAIS
None

Império Endurance Brasil divulga calendário atualizado com ênfase em retorno a Interlagos

03/04/2024

Circuito na capital paulista recebe próxima etapa do campeonato e será palco de prova especial que celebra os dez anos da categoria

LEIA MAIS

PATROCINADORES

Império
Pirelli
Stuttgart Porsche
Eurobike
EMS

APOIO

Multisolution
Corsa

REALIZAÇÃO

TRANSMISSÃO