Endurance: Sigma será o carro do campeão Orige na MotorCar Racing em 2023

Endurance: Sigma será o carro do campeão Orige na MotorCar Racing em 2023

15/03/2023
Layout do Sigma #444

O Sigma P1 G5 será o carro com que o catarinense Vicente Orige e sua equipe, a MotorCar Racing, vão buscar defender o título do Império Endurance Brasil em 2023. A mudança foi oficializada nesta terça-feira (14), numa parceria de piloto e time com a Sigma P1 Engenharia (responsável pela concepção do projeto) e a escuderia Sigma Kraucher (time responsável por colocar o protótipo em ação nas pistas do Brasil).

O anúncio estende a colaboração entre as partes: a MotorCar, chefiada pelo engenheiro Rafael Cardoso, já era a responsável pelo fornecimento de motores Chevrolet V8, da especificação LS3, aos modelos Sigma. Com a novidade, um modelo Sigma P1 irá, pela primeira vez na história do Endurance, competir fora da estrutura da Sigma Kraucher, atualmente operada pela Scuderia Chiarelli. A medida proporcionará um desenvolvimento conjunto, a ser executado por ambas as equipes, do protótipo com projeto e fabricação 100% realizados em território nacional.

Para defender o título conquistado em 2022, ao lado de Gustavo Kiryla, Vicente Orige terá a companhia do também catarinense Luiz Henrique Bonatti, estreante na competição, a bordo do Sigma #444. Já a equipe Sigma Kraucher irá alinhar um modelo G4 na abertura do campeonato, no próximo dia 25 de março, no autódromo do Velocitta, em Mogi Guaçu (SP). A estreia do segundo modelo G5 do grid deve ocorrer na segunda etapa, em 6 de maio, em Goiânia (GO). Em todas as provas do campeonato, o Sigma #2 será pilotado pelo trio Sérgio Jimenez, Aldo Piedade Jr. e Marcelo Vianna.

Juntos, Vicente Orige e os modelos Sigma conquistaram todas as pole positions da temporada 2022 do Império Endurance Brasil. O catarinense e os protótipos concebidos em Araricá (RS) também foram responsáveis por três vitórias nas oito etapas do último campeonato, na classificação geral (que engloba todas as categorias) e na classe P1, destinada às máquinas mais velozes do grid.

 

Jindra Kraucher, diretor-geral da equipe Sigma Kraucher: “É muito bom termos os Sigmas aos cuidados de duas grandes equipes. Isso vai possibilitar aos engenheiros do carro, Pedro Fetter e Evandro Flesch, da Sigma P1 Engenharia, ficarem menos atrelados ao lado operacional dos carros, como até hoje ocorreu. Assim, ambos poderão se concentrar ainda mais no desenvolvimento dos bólidos e suas próximas versões. Já temos novos carros em fase final de construção, que chamamos de geração 5.1, que promete ser ainda mais eficiente do que o vitorioso G5 e que terão todas as suas evoluções, logicamente, repassadas a todos os times que utilizam modelos Sigma”.

 

Rafael Cardoso, diretor-geral e chefe de equipe da MotorCar Racing: “É, acima de tudo, um desafio. Deixamos uma zona de conforto, com carros muito bem acertados e equilibrados, que conhecíamos de ponta a ponta, para iniciar um trabalho em um carro novo, muito rápido e que já se mostrou muito competitivo. Precisaremos entender seu funcionamento, o que é um desafio muito grande e que, particularmente, gosto muito, pois mexe com nossa criatividade, desempenho e abre novas possibilidades. Estamos confiantes com essa parceria e acho que será um grande ano, em que vamos trabalhar muito para sermos competitivos. A competitividade está no DNA do Vicente [Orige] e da nossa equipe, então vamos trabalhar para que ele possa disputar a vitória em todas as corridas como já fazia”.

 

Vicente Orige, campeão do Império Endurance Brasil em 2022 e piloto do Sigma #444: “Andei cinco temporadas com um protótipo AJR e iniciamos, neste ano, um novo projeto. Vimos durante o ano passado e, sobretudo, na reta final do ano, um Sigma muito constante e rápido nas pistas. Iniciamos uma conversa durante as férias de verão e, graças a Deus, deu tudo certo. Meu antigo parceiro de pilotagem, Gustavo Kiryla, foi correr na Europa e convidei um amigo, que é o Luiz Henrique Bonatti, com experiência no kart, para estar ao meu lado nesta empreitada. É importante salientar que a Sigma é mais um fabricante de protótipos, de muita qualidade e em solo brasileiro. Serão muitos desafios, mas se Deus quiser vamos brigar pelo título novamente ao final da temporada”.

LEIA TAMBÉM

None

Terceira colocada na GT4 em Interlagos, Eurobike leva otimismo para próxima etapa do Império Endurance Brasil

13/05/2024

A Eurobike colheu lições importantes para a próxima etapa do Império Endurance Brasil.

LEIA MAIS
None

Queirolo e Muffato vencem prova da solidariedade em Interlagos

12/05/2024

AJR da equipe TMG faturou a vitória em São Paulo. Dupla estreante de Suzuki/Baptista faturou a prova na GT3, enquanto Quartieiro/Hellmeister se mantém invictos na GT4

LEIA MAIS
None

Em Interlagos, Negrão e Gomes confirmam Top-5 no grid

11/05/2024

Dupla da A. Mattheis Motorsport foi a melhor Ligier na sessão de classificação

LEIA MAIS

PATROCINADORES

Império
Pirelli
Stuttgart Porsche
Eurobike
EMS

APOIO

Multisolution
Corsa

REALIZAÇÃO

TRANSMISSÃO