Império Endurance Brasil volta ao Velocittà após três anos e terá disputa acirrada pela liderança

Império Endurance Brasil volta ao Velocittà após três anos e terá disputa acirrada pela liderança

01/09/2021

O Império Endurance Brasil desembarca no interior de São Paulo para a disputa da quinta etapa da temporada. No autódromo do Velocittà, os carros mais rápidos do país encaram um desafio diferente em pista com poucos pontos de ultrapassagem, o que deve tornar a disputa pra lá de equilibrada e imprevisível.

A última vez que a categoria acelerou no circuito localizado em Mogi Guaçu foi em 2018. Quem conquistou a vitória na ocasião foi a Mercedes AMG GT3 de Xandinho e Xandy Negrão, que não estará no grid nesta etapa. Boa notícia para os modelos GT’s, que esperam se dar melhor neste circuito, assim como na última rodada, disputada em Interlagos, que teve vitória de Cacá Bueno e Ricardo Baptista, também a bordo de uma Mercedes AMG GT3.

“Foi muito especial vencer na etapa passada em um palco como Interlagos e também cravar a primeira vitória na Geral de um carro da GT3 no ano. Agora o foco é total para seguir somando pontos no campeonato e continuar subindo no pódio, que é mais uma vez nosso objetivo. Após uma maratona de corridas, conseguimos descansar e repor as energias para voltar a brigar por vitórias”, disse Cacá.

Além disso, a disputa pela liderança do campeonato está extremamente acirrada. Na Geral, que reúne todos os carros do grid, a dupla estreante Marcelo Hahn e Allam Khodair, que competem a bordo de uma McLaren 720s na categoria GT3, soma os mesmos 265 pontos do trio formado Emílio Padron, Marcelo Vianna e Lucas Kohl e da dupla Pedro Queirolo e David Muffato. Ambos os times competem na P1 a bordo de um modelo AJR, o carro mais rápido do Brasil.

“Estamos muito felizes com o desempenho que apresentamos neste início de campeonato, com os resultados que conquistamos. Tivemos uma rápida adaptação ao formato de longa duração e nosso carro se deu muito bem nas pistas do Brasil. Além disso, a equipe Blau Motorsport está fazendo um grande trabalho e o Marcelo está guiando demais, sendo o grande diferencial do nosso time na busca pelo título tanto da GT3 como, quem sabe, também na Geral”, afirmou Allam Khodair, que também lidera a GT3 ao lado de Hahn.

Já Queirolo e Muffato lideram a P1 e chegam para a disputa embalados pela vitória na categoria em Interlagos. “Sofremos com alguns altos e baixos no início do ano e em, Interlagos, mesmo que não tenha sido tudo perfeito, conseguimos uma vitória importante para o campeonato. Agora precisamos manter este ritmo para seguir brigando pelo título. A etapa do Velocittà será um grande desafio para os AJR, mas acredito que estamos bem preparados para encarar este desafio”, disse Pedro Queirolo.

DOMÍNIO NA P2 e P3

Com três vitórias e 180 pontos de vantagem sobre os segundos colocados, a dupla Fernando Poeta e Claudio Ricci domina a categoria P2 a bordo de um protótipo MCR Ford V8 e espera ampliar ainda mais essa diferença no interior de São Paulo. O mesmo acontece P3, onde Tiel Andrade e o jovem João Pedro Maia tem 75 pontos de vantagem sobre Aldoir Sette e Bruno Bunn.

Já na GT4, a ausência de Átila Abreu e Léo Sanchez, que lideram o campeonato com 420 pontos e venceram três das quatro corridas disputadas até o momento, abriu espaço para que outros competidores possam tomar a ponta da tabela neste final de semana. Um dos candidatos ao posto  é a dupla André Moraes Jr e Cássio Homem de Mello, que vem de vitória em Interlagos e estão apenas 35 pontos atrás dos dois primeiros colocados. O trio da BMW formado por Henry Visconde, Paulo Sousa e Lucas Foresti, com 65 pontos a menos que os líderes, também estão de olho nesta briga.

DISPUTA EM CASA ENTRE AS GINETTAS

Na GT4 Light, a briga das Ginettas também está quente. O quarteto formado por Nelson Monteiro, Ramón Alcaraz, Chico Horta e Renan Guerra venceu duas vezes e soma 420 pontos. A dupla Pedro Burguer e Guilherme Bottura, que agora corre com o reforço de Gaetano Di Mauro, também venceu duas provas e tem 100 pontos a menos.

“Com certeza essa será uma disputa ponto a ponto até o final do campeonato. Então cada corrida conta e o mais importante é, com essa vantagem que temos, não deixar de terminar nenhuma prova. Porque isso, sim, pode ser fatal. O Velocittà é uma pista que tende a exigir muito do equipamento, então temos que correr com a cabeça também para cuidar do carro ao longo das quatro horas”, disse Renan Guerra.

 

A disputa das Quatro Horas do Velocittà, prova válida pela quinta etapa da temporada 2021 do Império Endurance Brasil, acontece neste sábado. A largada está marcada para as  11h30 e a disputa será transmitida ao vivo e na íntegra pelo Bandsports.

LEIA TAMBÉM

None

Stuttgart Motorsport entra na fase final do Endurance Brasil 2021 na liderança da categoria GT3

09/09/2021

O segundo lugar obtido nas Quatro Horas do Velocitta, prova realizada no sábado passado (4 de setembro) no autódromo localizado em Mogi Guaçu-SP, deu à Stuttgart Motorsport a liderança provisória do Endurance Brasil 2021 na categoria GT3 com 505 pontos

LEIA MAIS
None

Terceiro lugar no Velocitta mantém João Pedro Maia e Tiel Andrade na liderança do Império Endurance

08/09/2021

Próxima rodada será no dia 2 de outubro, em Curitiba

LEIA MAIS
None

Renan Guerra dá show com AJR e conquista vitória no Velocittà ao lado de Padron e Vianna

05/09/2021

Vitória do trio Padron, Vianna e Guerra, na quinta etapa do Império Endurance Brasil; Cacá e Baptista voltam a vencer na GT3

LEIA MAIS

PATROCINADORES

Império
Pirelli
Stuttgart Porsche
Eurobike
EMS

APOIO

Multisolution
Corsa

REALIZAÇÃO

TRANSMISSÃO