Inspirado na Fórmula 1, Sigma adota sistema de DRS dianteiro

Inspirado na Fórmula 1, Sigma adota sistema de DRS dianteiro

19/10/2021

Introduzido há dez anos na Fórmula 1, o Drag Reduction System (DRS, ou sistema de redução de arrasto, em tradução livre) é uma das marcas registradas da principal categoria do planeta em sua era moderna. Na F1, o sistema consiste na abertura do flap da asa traseira, que permite maiores velocidades e ultrapassagens facilitadas. No Brasil, o sistema foi adotado e ampliado pela equipe Sigma P1: além da abertura de asa, o time adotou um sistema de DRS na dianteira da terceira geração de seu protótipo, que disputa o Império Endurance Brasil.

A novidade estreou na última etapa do campeonato de provas de longa duração, no Autódromo de Curitiba, em Pinhais (PR). Na ocasião, o carro dos pilotos Aldo Piedade Jr. e Jindra Kraucher, já dotado do novo sistema, era o terceiro colocado, quando foi envolvido em um acidente e precisou abandonar.

“Começamos as alterações para esta etapa com mudanças no assoalho e flaps dianteiros duplos, que aumentaram muito o downforce na frente, a ponto de desequilibrar a traseira do carro”, diz o engenheiro Pedro Fetter, um dos responsáveis pelo projeto. “Para corrigir, subimos e recuamos a asa traseira, além de adicionar um terceiro elemento fixo abaixo da asa principal”, continua. A medida, porém, deixou a área de engenharia da equipe preocupada quanto aos efeitos colaterais indesejados. “Ficamos receosos com o efeito dos flaps dianteiros duplos sobre o fluxo de ar para o resfriamento dos freios dianteiros e para os radiadores principais do motor, e também com o balanço aerodinâmico do carro com o DRS traseiro também acionado”, frisa o também engenheiro Evandro Flesch. “O carro já costumava ficar com o balanço aerodinâmico dianteiro demais com a asa aberta, com a traseira perigosamente leve por vezes, e com os flaps duplos na frente e a asa traseira mais alta, o efeito seria ainda mais pronunciado”, explica.

Os possíveis percalços da adoção do novo sistema, porém, foram driblados em poucas semanas antes da prova, disputada no último dia 2 de outubro. “Modificamos alguns detalhes das carenagens e instalamos o sistema de pivotamento pneumático dos flaps no meio do bico. O sistema é simples, leve e seguro”, destaca Flesch. “Nos treinos e na corrida, funcionou perfeitamente. Mesmo quando abandonamos após uma batida lateral, o DRS seguiu funcionando. Para um desenvolvimento rápido, com pouquíssimo treino entre as provas, consideramos um grande sucesso”, encerra Fetter.

Até aqui, o Sigma P1 G3, mais recente versão da máquina da equipe para provas de longa duração, acumula três provas disputadas, com um quarto lugar na classificação geral e um segundo lugar em sua categoria, a P1, principal entre os protótipos no Endurance. O próximo compromisso da equipe será na penúltima etapa do campeonato, no dia 27 de novembro, no autódromo de Santa Cruz do Sul (RS).

LEIA TAMBÉM

None

Credenciamento de imprensa |Temporada 2024 | 2ª etapa

11/04/2024

Está aberto o processo de credenciamento para a 2ª etapa da temporada 2024 do Império Endurance Brasil, que acontecerá no dia 11 de maio, no Autódromo Internacional de Interlagos, em São Paulo.

LEIA MAIS
None

Império Endurance Brasil abre venda de ingressos para etapa de retorno a Interlagos

11/04/2024

Prova no dia 11 de maio é válida pela segunda etapa da temporada 2024 e marca retorno da categoria ao autódromo após quase um ano e meio

LEIA MAIS
None

Império Endurance Brasil divulga calendário atualizado com ênfase em retorno a Interlagos

03/04/2024

Circuito na capital paulista recebe próxima etapa do campeonato e será palco de prova especial que celebra os dez anos da categoria

LEIA MAIS

PATROCINADORES

Império
Pirelli
Stuttgart Porsche
Eurobike
EMS

APOIO

Multisolution
Corsa

REALIZAÇÃO

TRANSMISSÃO