Goiânia assistiu neste sábado a mais uma vitória da Ligier de Guilherme Bottura, Gaetano Di Mauro e Gustavo Kiryla, que disputou a segunda etapa do campeonato como convidado. Foi a terceira vitória consecutiva do carro preparado pela equipe BTZ no Autódromo Internacional Ayrton Senna. O resultado reforçou o domínio do protótipo francês sobre os brasileiros AJR e Sigma na capital do Goiás. Desde que desembarcou no país, no início do ano passado, a Ligier venceu todas as provas disputadas por lá.
A trinca, entretanto, foi árdua. Bottura, Di Mauro e Kiryla estavam na segunda posição até poucas voltas para o final, quando o protótipo AJR #99 de Leandro Romera, Pietro Rimbano e Ricardo Rodrigues sofreu uma quebra e perdeu uma vitória que parecia garantida.
“Impressionante esta conquista. Viemos com uma estratégia focada nos pontos, pensando no campeonato, e ainda assim saímos vencedores. Goiânia virou mesmo nossa casa”, disse Bottura ao final da prova. “A equipe é muito boa, me senti em casa desde momento em que cheguei aqui. Estou muito feliz de ter feito parte desta vitória”, disse Kiryla, campeão da P1 e da Geral do ano passado.
Na categoria GT3, Marcelo Hahn e Allam Khodair conquistaram a primeira vitória da temporada a bordo da Mclaren 720s. E foi emocionante, com o Japonês Voador travando uma disputa histórica com Átila Abreu, que compete com a BMW M4 ao lado de Léo Sanchez, nas voltas finais. Durante a briga pela primeira colocação, Khodair chegou a tocar Átila, o que lhe rendeu uma punição de cinco segundos. Mas, depois de ultrapassar o rival, abriu mais cinco segundos de vantagem e alcançou a vitória para a Blau Motorsport.
“A BMW teve um desempenho impressionante nesta prova. Desde o início ficou claro que seria muito difícil superar o nível de velocidade que eles apresentaram. Então nossa estratégia foi ficar o mais próximo possível deles. Entreguei o carro com cerca de três segundos de desvantagem para o Allam. E ele lutou muito, lutou até o final para que conquistássemos essa vitória”, disse Marcelo Hahn.
“Coloquei na minha cabeça que eu ia fazer volta de classificação atrás de volta de classificação no último stint. O Thiago Meneghel, nosso chefe de equipe, chegou a pedir que eu economizasse pneus, mas o carro estava espetacular, a equipe fez um grande trabalho e merecemos esta vitória. Agora vamos em busca do título”, completou Khodair.
Já na GT4, a vitória ficou com o quarteto formado por Luiz Landi, Jaques Quartiero, Tom Filho e Danilo Dirani. Em Goiânia, por conta da quebra de câmbio da Porsche #21 ainda durante os treinos, os pilotos da equipe Suttgart se uniram para competir a bordo do carro #718 e levaram a melhor.
“Foi uma vitória da união do nosso time. A gente já se ajuda como companheiros de equipe e hoje aprofundamos isso de certa forma. Essa conquista reflete também a força da equipe e a força da Porsche e agora vamos seguir todos no campeonato na briga pelo título. Mas novamente em duplas separadas a partir da próxima etapa.
Os carros mais rápidos do país voltam às pistas no dia 27 de maio, em Interlagos.
Prova de quatro horas de duração marca definição do campeonato 2024 do Império Endurance Brasil
LEIA MAISDecisão da temporada 2024 acontece no fim de semana do dia 30 de novembro, no Autódromo Ayrton Senna
LEIA MAISProva decisiva terá arrecadação de brinquedos, que serão revertidos a crianças atendidas pela campanha Natal do Bem
LEIA MAIS