O campeão voltou, e nem o longo repouso ofuscou suas qualidades. Cinco anos depois da conquista do título de 2017 e três após sua despedida das pistas, o Porsche 911 GT3 R1 foi retirado da aposentadoria na oitava e última etapa do Endurance Brasil 2022 para se constituir num dos destaques das Quatro Horas de Interlagos, prova vencida por Cacá Bueno/Ricardo Baptista e que confirmou o título da dupla Xandinho Negrão/Marcos Gomes na classe GT3. O trio Marcel Visconde/Ricardo Maurício/Marçal Müller terminou em 6º a bordo de um carro que até a véspera poderia ser visto no show room da Stuttgart no Itaim. Os pontos marcados permitiram terminar a temporada em terceiro lugar na classe GT3.
A jornada de regresso do modelo começou nas Três Horas de Interlagos, na sexta-feira, quando a breve e intensa chuva em pontos do autódromo paulistano provocou a batida do Porsche 911 GT3 R2 conduzido por Maurício, que deslizou no asfalto molhado e saiu da pista no final da reta dos boxes. O choque com o protótipo Ginetta, acidentado pouco antes no mesmo local, foi violento e os danos impossibilitaram a recuperação dos dois carros para a corrida do dia seguinte, com quatro horas de duração.
A solução encontrada pela Stuttgart Motorsport para seguir na prova, ponto alto da festa de encerramento da temporada, foi resgatar o modelo com um atestado mais do que comprovado de resistência e confiabilidade – em três anos de competições, nenhuma quebra mecânica. Os mecânicos iniciaram os trabalhos de revisão de todos os sistemas no mesmo dia e o colocaram em condições de largar do final do grid com a meta de completar a maratona. Sem qualquer incidente ao longo do percurso, o “bom velhinho” cumpriu a missão a contento. Se a falta de tempo de preparo cobrou seu preço em termos de velocidade, as demais virtudes estavam preservadas.
“Toda a equipe fez um trabalho maravilhoso e está de parabéns pelos resultados obtidos no campeonato e nesta corrida em particular”, elogiou Marcel Visconde. “Nossos mecânicos e engenheiros são guerreiros. Viraram a noite para revisar e revitalizar um carro que estava praticamente parado há três anos. Todos nós ficamos emocionados quando vimos o carro nos boxes, pronto para correr. E mais ainda quando ele cruzou a linha de chegada depois de funcionar perfeitamente durante quatro horas de corrida. Esta é uma corrida que vai ficar para sempre na história da Stuttgart, porque mostrou o espírito esportivo e a vontade de lutar da nossa equipe”, prosseguiu.
Ricardo Mauricio foi escalado para fazer o último turno da prova e receber a bandeirada. “Eu estava ainda um pouco dolorido, porque a pancada foi forte, mas nada melhor para a parte mental do que sentar num carro de corrida novamente no dia seguinte”, lembrou Maurício. “Tenho de agradecer ao Marcel pela oportunidade de voltar a pilotar um carro que estava parado há um bom tempo. Mas eu não tinha dúvidas de que os meninos fariam o máximo para deixá-lo em condições, e conseguiram. O carro foi supertranquilo e confiável o tempo todo”, elogiou. No balanço do ano, Maurício ressaltou os aspectos positivos. “Não deu para sermos campeões, mas fomos competitivos, levamos a vitória na etapa passada e estou feliz pelos bons resultados.”
Classificação final do Endurance Brasil 2022 – categoria GT3 (seis primeiros)
1) Xandinho Negrão/Marcos Gomes (Mercedes-Benz AMG GT3), 1.005 pontos
2) Cacá Bueno (Mercedes-Benz AMG GT3), 950
3) Marcel Visconde/Ricardo Mauricio/Marçal Müller (Porsche 911 GT3 R), 818
4) Guilherme Figueirôa/Júlio Campos (Mercedes-Benz AMG GT3), 818
5) Marcelo Hahn/Allam Khodair (McLaren 720S GT3), 813
6) Ricardo Baptista (Mercedes-Benz AMG GT3), 705 pontos
Stuttgart: 25 anos como referência Porsche no Brasil
A Stuttgart atuou entre outubro de 1997 e junho de 2015 como importadora oficial da marca Porsche no Brasil. Nesse período, a Porsche aumentou significativamente sua presença no País. Atualmente, a Stuttgart opera oito Porsche Centers em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro e Recife. O Stuttgart Service | Body & Paint, localizado em São Paulo, é o mais moderno centro de serviços de reparo e manutenção de carros da marca, sendo o único da América Latina capacitado a fazer reparos em carrocerias de alumínio e o único do Brasil apto a fazer manutenção e reparos em baterias de alta tensão para veículos híbridos e elétricos. O histórico, a presença em seis estados e a alta qualidade de seu atendimento e de seus serviços fazem da Stuttgart ser referência em Porsche no Brasil.
Sobre a Stuttgart Motorsport
A Stuttgart Motorsport é o braço esportivo da Stuttgart Porsche e tem um longo e vitorioso histórico de participação em competições. Sua conquista mais recente é o título do Campeonato Brasileiro de Endurance de 2017. Desde sua criação, em 1997, a Stuttgart Motorsport conquistou vitórias em provas tradicionais como a Mil Milhas Brasil e os 500 Quilômetros de São Paulo, além de ter participação em provas internacionais da IMSA (24 Horas de Daytona (1998) e da Le Mans Series (Mil Milhas de 2007).
Site: stuttgartporsche.com.br
Facebook: stuttgartporsche
Instagram: stuttgartporsche
Assessoria de Imprensa
Luiz Alberto Pandini
imprensa@stuttgartporsche.com.br
Texto: Márcio Fonseca
Foto: Rodrigo Guimarães/Ricardo Saibro
Prova de quatro horas de duração marca definição do campeonato 2024 do Império Endurance Brasil
LEIA MAISDecisão da temporada 2024 acontece no fim de semana do dia 30 de novembro, no Autódromo Ayrton Senna
LEIA MAISProva decisiva terá arrecadação de brinquedos, que serão revertidos a crianças atendidas pela campanha Natal do Bem
LEIA MAIS