A sexta-feira (18) no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), foi dominada pelo carro que ganhou a fama de ser o mais rápido do Brasil: o protótipo nacional AJR. Os três exemplares inscritos para sétima e penúltima etapa do Império Endurance Brasil em 2024 garantiram as três primeiras posições no grid e mantiveram a invencibilidade em pole positions na temporada.
A posição de honra, pela sexta vez consecutiva, ficou com a dupla Vicente Orige/Sarin Carlesso, da JLM Racing, com tempo médio de 1 minuto, 20 segundos e 342 milésimos.A JLM, diga-se, gabaritou a primeira fila: o AJR #28, que faz sua primeira prova do ano nesta etapa, com Gustavo Martins/Vitor Genz, vai largar na segunda posição, após Genz ter sido o piloto mais rápido do dia, com uma volta em 1 minuto, 19 segundos e 607 milésimos.
Entre as Ligier, os atuais campeões Gaetano di Mauro/Guilherme Bottura, que terão a companhia de Pedro Bürger, largam na quarta posição. Já Xandinho Negrão/Marcos Gomes, que lideram o campeonato e podem sair do Velocitta campeões na P1 e na Geral, saem na sexta posição. O melhor Sigma P1 será o bólido de Sérgio Jimenez/Marcelo Vianna/Christian Rocha, no quinto posto.
GT3: Ex-Fórmula 1 é atração em meio à disputa do título
Pela GT3, a Mercedes, que disputa o título com a Porsche, saiu na frente na tomada de tempos, com pole position de Ricardo Baptista/Rafael Suzuki, vice-líderes do campeonato, com tempo médio de 1 minuto, 25 segundos e 29 milésimos. A segunda posição ficou com uma novidade: o Mercedes de Guilherme Figueiroa/Júlio Campos, que nesta prova terão a companhia do ex-Fórmula 1 Ricardo Rosset, que estreia na categoria e faz sua primeira prova em quase uma década.
Líder do campeonato, o Porsche 911 GT3 R de Marcel Visconde/Ricardo Maurício/Marçal Müller larga na terceira posição e pode até encerrar o fim de semana com o título. Para isso, precisaria vencer a prova e torcer para a Mercedes de Baptista/Suzuki chegar na quinta colocação ou não completar os 75% de distância do vencedor da categoria, requisito para que um carro faça jus à pontuação.
GT4: Audi ameaça, mas Porsche confirma favoritismo
Na GT4, o Audi RS3 LMS da Eurobike ameaçou tomar a pole position, após liderar a primeira sessão, mas as primeiras posições do grid ficaram com a Porsche. A pole position foi de Giuliano Bertuccelli/João Tesser/Eric Santos, com tempo médio de 1 minuto, 33 segundos e 616 milésimos, apenas 0s022 à frente dos líderes do campeonato, a dupla Jacques Quartiero/Alan Hellmeister, que precisa apenas terminar a prova para ser campeã com uma corrida de antecipação - mesmo cenário de Victor Foresti no Troféu Legends.
Organização de olho no alerta de tempestade
A prova no Velocitta terá três horas de duração e será disputada neste sábado (19) a partir das 11h - a prova sofreu um ajuste de horário em função da previsão de chuva, com direito à alerta de tempestade emitido pela Defesa Civil para todo o estado de São Paulo. A organização monitora a situação para tomar eventuais providências para garantir a segurança de pilotos, equipes e públicos.
A penúltima etapa do ano terá transmissão ao vivo, pela TV no canal por assinatura Bandsports e no canal NewCo. Na internet, a exibição ao vivo se dá pelo YouTube, no canal da categoria e dos portais parceiros Grande Prêmio e High Speed TV, além do site e aplicativo da Auto+ TV.
Confira o grid de largada para as 3h do Velocitta:
SOBRE O IMPÉRIO ENDURANCE BRASIL
O Império Endurance Brasil leva a promoção e organização da Associação de Pilotos de Endurance (APE). Os patrocinadores oficiais em 2024 são Cerveja Império, Stuttgart Porsche, Pirelli e Eurobike.
Texto: Geferson Kern
Prova de quatro horas de duração marca definição do campeonato 2024 do Império Endurance Brasil
LEIA MAISDecisão da temporada 2024 acontece no fim de semana do dia 30 de novembro, no Autódromo Ayrton Senna
LEIA MAISProva decisiva terá arrecadação de brinquedos, que serão revertidos a crianças atendidas pela campanha Natal do Bem
LEIA MAIS