Formado apenas um dia antes da corrida, o quarteto Luiz Landi/Tom Filho/Jacques Quartiero/Danilo Dirani obteve uma importante vitória na classe GT4 nas 4 Horas de Goiânia, segunda etapa do Endurance Brasil 2023. O resultado obtido pelo Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport inscrito com o número 718 deu a Quartiero e Dirani a liderança provisória do campeonato. Pela classe GT3, o trio Marcel Visconde/Ricardo Mauricio/Marçal Müller (Porsche 911 GT3 R) recebeu a bandeirada em quarto lugar, depois de liderar toda a primeira hora de corrida.
A inscrição de quatro pilotos no carro número 718 foi a solução encontrada para que Quartiero e Dirani pudessem participar das 4 Horas de Goiânia. Normalmente, os dois dividem a condução do 718 Cayman GT4 Clubsport número 21. Nos treinos, a Stuttgart Motorsport decidiu retirar o carro da prova após detectar uma ocorrência mecânica. “Seria possível colocá-lo para correr, mas não haveria a confiabilidade necessária”, explicou Felipe Grizzi, chefe da equipe. Quartiero e Dirani, segundos colocados na etapa de abertura da temporada, foram então inscritos no outro 718 Cayman GT4 Clubsport, inicialmente destinado apenas a Landi e Tom. A união de esforços foi recompensada com a vitória.
“Foi um resultado acima das expectativas, porque a pista de Goiânia não favorece tanto o nosso carro”, explicou Dirani. “Sair daqui com a vitória foi muito bacana. Nosso carro não pôde correr, mas deu tudo certo para eu e o Jacques nos encaixarmos no número 718. A equipe mais uma vez fez um trabalho excepcional, tudo funcionou redondinho. Garantimos a vitória e a liderança provisória do campeonato. Agora é pensar em Interlagos e trabalhar para ter o carro 21 de volta.”
Luiz Landi enfatizou o espírito de união da equipe. “Aqui é uma família e queremos nos divertir. Foi por isso que trouxemos o Jacques e o Dirani para o nosso carro. A corrida foi muito desgastante e o primeiro stint foi difícil porque uma entrada de safety car nos prejudicou e ficamos para trás. Mas tivemos um pouco de sorte porque o Mercedes (tripulado por Marco Pisani, Renan Guerra, Flavio Abrunhoza e André Moraes Júnior) teve problemas e conseguimos descontar o tempo perdido”, afirmou Landi. Curiosamente, a tripulação do Mercedes foi formada de maneira semelhante à do Porsche. Abrunhoza e Moraes correriam com um Ford Mustang, mas problemas nesse carro os levaram para o Mercedes de seus companheiros na equipe Autlog, com o qual terminaram em terceiro lugar. Em segundo lugar, entre os dois quartetos, ficou o Audi RS3 LMS de Henry Visconde/Felipe Steyer, da Eurobike MC Tubarão.
A corrida de Goiânia começou bem para o Porsche 911 GT3 R, com Ricardo Mauricio assumindo a liderança logo após a largada e conservando-a durante toda a primeira hora de prova. O carro saiu da primeira janela de pit stops em quarto lugar e as chances de voltar à liderança foram perdidas em uma das entradas de safety car. “Estava muito calor e a corrida foi cansativa, todo mundo saiu extenuado do carro. Tivemos azar em uma situação de safety car, mas marcamos pontos e ainda pudemos comemorar a vitória do carro da Stuttgart na GT4”, declarou Marcel Visconde após a corrida.
Prova de quatro horas de duração marca definição do campeonato 2024 do Império Endurance Brasil
LEIA MAISDecisão da temporada 2024 acontece no fim de semana do dia 30 de novembro, no Autódromo Ayrton Senna
LEIA MAISProva decisiva terá arrecadação de brinquedos, que serão revertidos a crianças atendidas pela campanha Natal do Bem
LEIA MAIS