Leandro Romera, Ricardo Rodrigues e Pietro Rimbano conquistaram de forma emocionante a edição de 2023 da Cascavel de Ouro. A prova, válida pela sexta etapa do Império Endurance Brasil, teve quatro horas de duração e foi decidida na última curva, com o trio do AJR cruzando a linha de chegada com apenas 116 milésimos de vantagem sobre a Ligier de Xandinho Negrão e Marcos Gomes.
A vitória inédita do trio da equipe Box 99 ainda teve contornos dramáticos. Enfrentando um superaquecimento do motor, Leandro Romera apenas administrava a vantagem construída ao longo da prova, quando a entrada do Safety Car colou os rivais a poucas voltas do final. Com Marcos Gomes em seu encalço, Romera arriscou tudo e pisou fundo para segurar a liderança até a bandeirada.
“Foi a vitória de uma estratégia perfeita. Tanto de combustível, como de consumo de combustível e divisão dos stints. O Romera guiou demais nas voltas finais. O Safety Car saiu faltando cinco voltas para a corrida acabar e segurar o Marquinhos com um carro que poderia sofrer uma pane a qualquer momento não é fácil. Foi emocionante. Uma vitória histórica”, comemorou Pietro Rimbano.
A mesma bandeira amarela que quase estragou a festa dos vencedores da P1 e Geral, salvou a BMW de Léo Sanchez e Átila Abreu. Enquanto a dupla liderava na pista, a equipe EMS Racing fazia contas e precisava de um safety car de pelo menos três voltas de duração para não precisar parar para reabastecer.
“Estávamos no limite do combustível, mas o safety também permitiu ao Julio Campos colar em mim a poucas voltas da bandeirada e foi difícil segurar a posição. Eu não podia tirar tudo do carro, porque os pneus já estavam muito desgastados. Parecia que poderia estourar a qualquer momento e aí tudo estaria perdido. Mas consegui levar o carro até o final mantendo a liderança e trazer a vitória para casa”, contou Átila Abreu.
Já na GT4, a vitória ficou com a Porsche de Danilo Dirani e Jacques Quartiero: “Voltamos a vencer depois de duas corridas que não foram boas para nós em Goiânia e isso é muito importante para o campeonato. Não foi uma corrida fácil, a primeira metade da prova foi bem complicada, mas depois a equipe conseguiu melhorar o acerto do carro e a durabilidade da Porsche fez a diferença no final”, afirmou Quarteirão.
A próxima etapa do Império Endurance Brasil está marcada para o dia 11 de novembro, no Velopark. O circuito fica localizado na cidade de Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul.
Confira os vencedores da sexta etapa do campeonato:
GERAL
1 - Leandro Romera / Ricardo Rodrigues / Pietro Rimbano (AJR)
2 - Xandinho Negrão / Marcos Gomes (Ligier)
3 - Gaetano Di Mauro / André Moraes Jr (Ligier)
4 - Vicente Orige / Luiz Henrique Bonatti / Vitor Genz (Sigma)
5 - Léo Sanchez / Átila Abreu (BMW)
CLASSE P1
1 - Leandro Romera / Ricardo Mendes / Pietro Rimbano (AJR)
2 - Xandinho Negrão / Marcos Gomes (Ligier)
3 - Gaetano Di Mauro / André Moraes Jr (Ligier)
4 - Vicente Orige / Luiz Henrique Bonatti / Vitor Genz (Sigma)
5 - David Muffato / Pedro Queirolo (AJR)
CLASSE GT3
1 - Léo Sanchez / Átila Abreu (BMW)
2 - Guilherme Figueiroa / Julio Campos (Mercedes)
3 - Marcelo Hahn / Allam Khodair (McLaren)
4 - Sérgio Ribas / Guilherme Ribas (Mercedes)
5 - Marcel Visconde / Marçal Muller / Ricardo Maurício (Porsche)
CLASSE GT4
1 - Jacques Quartiero / Danilo Dirani (Porsche)
2 - Tom Filho / Luiz Landi / Marçal Muller (Porsche)
3 - Henry Visconde / Marco Túlio / Lorenzo Massaro (Audi)
4 - Leando Ferrari / André Moraes Jr / Marco Pisani / Renan Guerra (Mustang)
5 - Vitor Foresti / Lucas Forsti (BMW)
Prova de quatro horas de duração marca definição do campeonato 2024 do Império Endurance Brasil
LEIA MAISDecisão da temporada 2024 acontece no fim de semana do dia 30 de novembro, no Autódromo Ayrton Senna
LEIA MAISProva decisiva terá arrecadação de brinquedos, que serão revertidos a crianças atendidas pela campanha Natal do Bem
LEIA MAIS