A Stuttgart Motorsport segue líder no Endurance Brasil 2023 nas classes GT3 e GT4. A prova Cascavel de Ouro, sexta etapa do campeonato, teve dobradinha dos Porsches 718 Cayman GT4 Clubsport, com Jacques Quartiero/Danilo Dirani (número 21) à frente de Luiz Landi/Tom Filho/Marçal Müller (número 718), resultado que fez Quartiero e Dirani aumentarem a vantagem na liderança do campeonato. Na GT3, o trio do Porsche 911 GT3 R número 55, formado por Marcel Visconde, Ricardo Mauricio e Marçal Müller classificou-se em quinto lugar, mesmo tendo três pneus furados durante as quatro horas de corrida, e segue líder em sua categoria.
Dirani definiu a corrida como um “renascer das cinzas”: “No primeiro stint, o Jacques teve um pneu furado e ficamos uma volta atrás. No segundo, foi a minha vez de ter problemas. Tivemos que ‘remar’, contamos com percalços dos outros carros e no fim deu tudo certo. Temos duas vitórias e quatro segundos lugares em seis corridas, e agora é trabalhar para continuar nesse ritmo”. Quartiero fez um relato parecido: “A primeira metade da corrida foi muito difícil para nós, mas depois as circunstâncias ajudaram. Mudamos um pouco o acerto nas primeiras duas paradas, o carro melhorou e tivemos sorte nas entradas do Safety Car”. Sobre a pista de Cascavel, onde correu pela primeira vez, declarou: "A pista é desafiadora e a curva do 'Bacião' é realmente tudo isso que falam".
No carro 718, o segundo lugar também foi comemorado, apesar de uma punição que custou a chance de vitória. "Pelo regulamento, quando a direção determina a entrada de Safety Car, quem está na pista tem seis segundos para entrar no box antes de ele ser fechado. Nós entramos imediatamente, mas 'estouramos' o tempo em décimos de segundo", lamentou Landi. A punição foi fazer outra parada obrigatória, o que não impediu o trio formado por Landi, Tom e Marçal de ficar em segundo lugar na GT4.
Esta foi a primeira vez que o Endurance Brasil correu em Cascavel, um traçado extremamente veloz, com muitas curvas de alta. O traçado foi recapeado recentemente e isso proporcionou uma aderência acima da média, mas provocou como efeito colateral um desgaste mais acentuado dos pneus. Vários carros tiveram pneus furados, e um deles foi o Porsche 911 GT3 R de Marcel Visconde, Ricardo Mauricio e Marçal Müller.
No primeiro stint, Marçal escapou por pouco de atingir o BMW M4 GT3 de Leo Sanches/Átila Abreu, que havia rodado à sua frente. Mais adiante, equipe e piloto detectaram a ocorrência de um furo lento e a parada de Marçal foi antecipada, evitando que o problema se manifestasse no meio da volta. Com duas horas e 45 minutos de corrida, foi a vez de Ricardo Mauricio ter um pneu furado, o que acaretou mais tempo perdido. Uma hora depois, a menos de quinze minutos da bandeirada, outro pneu furou logo depois de Mauricio passar pela entrada dos boxes. Desta vez, o problema aconteceu de maneira que qualquer tentativa de fazer o carro andar provocaria danos maiores no sistema de transmissão. Orientado pela equipe, Mauricio parou imediatamente, sem chances de prosseguir na corrida. Mesmo assim, a distância completada foi suficiente para o 911 GT3 R se classificar em quinto lugar em sua classe e dar aos três pilotos os pontos necessários para continuar na liderança do campeonato.
Problemas com os pneus afetaram vários concorrentes durante a corrida. "Cascavel é uma pista atípica. Tem um asfalto muito bom, que gera muita aderência, e muitas curvas de raio longo, quase todas para a esquerda. Isso acaba fazendo o pneu ser muito solicitado e trabalhar em temperaturas altas durante muito tempo, e afeta a estrutura até ele se abrir", explica Mauricio.
O Endurance Brasil 2023 prossegue no próximo dia 11 de novembro no autódromo Velopark, em Nova Santa Rita (RS), e o encerramento da temporada acontecerá no autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), no dia 9 de dezembro.
Resultados da Cascavel de Ouro
Classe GT4
1) 21-Jacques Quartiero/Danilo Dirani (Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport)
2) 718-Luiz Landi/Tom Filho/Marçal Müller (Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport)
3) 5-Henry Visconde/Marco Túlio/Felipe Steyer (Audi RS3 LMS)
4) 22-Marco Pisani/André Moraes Jr./Leandro Ferrari/Renan Guerra (Ford Mustang)
5) 64-Lucas Foresti/Vitor Foresti (BMW M2 CS)
Classe GT3
1) 15-Leo Sanchez/Átila Abreu (BMW M4 GT3)
2) 8-Guilherme Figueirôa/Júlio Campos (Mercedes-Benz AMG GT3)
3) 16-Marcelo Hahn/Allam Khodair (McLaren 720S GT3)
4) 63-Sérgio Ribas/Guilherme Ribas (Mercedes-Benz AMG GT3)
5) 55-Marcel Visconde/Ricardo Mauricio/Marçal Müller (Porsche 911 GT3 R)
6) 27-Ricardo Baptista/Cacá Bueno (Mercedes-Benz AMG GT3)
Stuttgart: mais de 25 anos como referência Porsche no Brasil
A Stuttgart atuou entre outubro de 1997 e junho de 2015 como importadora oficial da marca Porsche no Brasil. Nesse período, a Porsche aumentou significativamente sua presença no País. Atualmente, a Stuttgart Porsche opera oito lojas em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro e Recife. O Stuttgart Service | Body & Paint, localizado em São Paulo, é o mais moderno centro de serviços de reparo e manutenção de carros da marca, sendo o único da América Latina capacitado a fazer reparos em carrocerias de alumínio e o único do Brasil apto a fazer manutenção e reparos em baterias de alta tensão para veículos híbridos e elétricos. O histórico, a presença em seis estados e a alta qualidade de seu atendimento e de seus serviços fazem da Stuttgart ser referência em Porsche no Brasil.
Site: stuttgartporsche.com.br
Facebook.com/stuttgartporsche
Instagram.com/stuttgartporsche
Assessoria de Imprensa – Stuttgart Porsche
Luiz Alberto Pandini – imprensa@stuttgartporsche.com.br
Prova de quatro horas de duração marca definição do campeonato 2024 do Império Endurance Brasil
LEIA MAISDecisão da temporada 2024 acontece no fim de semana do dia 30 de novembro, no Autódromo Ayrton Senna
LEIA MAISProva decisiva terá arrecadação de brinquedos, que serão revertidos a crianças atendidas pela campanha Natal do Bem
LEIA MAIS