A prova Quatro Horas de Goiânia, realizada no sábado (30/11), última etapa do Endurance Brasil 2024, terminou com dobradinha dos Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR da Stuttgart Motorsport na classe GT4. O quarteto número 718 formado por Eric Santos, Giuliano Bertuccelli, João Tesser e Pietro Rimbano (este último, inscrito no carro um dia antes do treino classificatório) venceu depois de uma disputa empolgante com o carro 21 dos companheiros Jacques Quartiero/Alan Hellmeister, que já largaram como campeões da GT4. Na classe GT3, Marcel Visconde, Ricardo Mauricio e Marçal Müller cruzaram a linha de chegada em segundo lugar, resultado que lhes deu o vice-campeonato.
Presente nas duas categorias Gran Turismo do Endurance Brasil, a Stuttgart Motorsport largou em Goiânia com duas situações diferentes. Visconde, Mauricio e Müller precisavam vencer para chegar ao título da GT3 pelo segundo ano consecutivo. Responsável pela condução do 911 GT3 R na segunda metade da prova, Mauricio assumiu a liderança com uma manobra arrojada sobre Marco Billi e abriu distância sobre a dupla Ricardo Baptista/Rafael Suzuki, líder do campeonato.
Faltando uma hora para a bandeirada, os dois carros contendores ao título estavam em estratégias diferentes: o de Baptista e Suzuki já havia feito sua última parada obrigatória e precisaria fazer um “splash and go” no fim da corrida, enquanto o Porsche ainda precisaria reabastecer e ficar nos boxes por no mínimo cinco minutos. A parada do Porsche deu a liderança à dupla Baptista/Suzuki, que se manteve na frente após o splash and go. Mauricio manteve um ritmo forte até o fim da prova, a ponto de fazer a diferença de 15 segundos medida após o splash and go de Baptista/Suzuki cair para menos de três na bandeirada.
Na GT4, Quartiero e Hellmeister haviam sacramentado o primeiro lugar na pontuação na etapa anterior, no Velocitta. Eric Santos, segundo colocado na tabela de pontuação (foi o único piloto do carro 718 que fez todas as provas), só perderia o vice se acontecesse uma combinação de resultados muito improvável. Os dois Porsches 718 Cayman GT4 Clubsport MR lideraram a maior parte das três horas iniciais, separados por alguma distância. Na última hora, Rimbano chegou no líder Hellmeister e ambos iniciaram a melhor disputa da corrida. Durante várias voltas, Hellmeister resistiu aos ataques de Rimbano, que conseguiu a ultrapassagem e abriu distância até cruzar a linha de chegada. Foi a primeira vitória do carro número 718 na temporada 2024. Os campeões Quartiero e Hellmeister terminaram o ano com seis vitórias e dois segundos lugares nas oito corridas disputadas.
“Saí do box uns três segundos atrás do Alan e consegui chegar nele. Fiquei muito perto dele por várias voltas e por isso o carro começou a esquentar. Tirei o pé para pegar ar fresco e fiquei mais atrás durante uns 15 minutos, resfriando tudo, antes de voltar a atacar. Meu ritmo era bem mais forte que o do Alan. Ele percebeu isso e resolveu não brigar. Foi muito legal fazer um stint disputando a liderança com o Alan”, comemorou Rimbano. “Esta corrida foi um reflexo do ano. ‘Batemos na trave’ algumas vezes e desta vez tivemos um pouco de sorte para vencer”, prosseguiu Santos. “Hoje deu tudo certo e conseguimos finalmente ganhar com o 718”, afirmou Bertuccelli – que já havia vencido uma corrida em 2024, mas formando trio com Quartiero e Hellmeister no carro 21.
Marcel Visconde saudou a campanha da Stuttgart Motorsport na classe GT4 e fez um balanço positivo também na GT3: “Foi o primeiro ano deste carro e ainda temos o que aprender sobre ele. A equipe fez o melhor e o resultado foi uma temporada eletrizante. Não chegamos ao título, mas encerramos dignamente a nossa participação e sem que o novo 911 GT3 R tivesse qualquer ocorrência técnica. Isso é muito importante para nós”. Sobre a corrida em si, Marçal Müller comentou ainda durante a prova: “Começamos a prova numa crescente, com o Marcel fazendo um bom trabalho no primeiro stint e ganhamos posição na parada de box quando assumi o volante”. Ricardo Mauricio completou: "Conseguimos um acerto que deixou o carro constante durante toda a prova. Só não acertamos na estratégia. Corrida de endurance é assim, existem variáveis e detalhes que fogem ao nosso controle. Mas estou feliz com o trabalho desenvolvido pela equipe durante a temporada. Fomos competitivos e lutamos pelo título até a última prova".
Resultado final das Quatro Horas de Goiânia
Classe GT3
1) 27-Ricardo Baptista/Rafael Suzuki (Mercedes-Benz AMG GT3)
2) 55-Marcel Visconde/Ricardo Mauricio/Marçal Müller (Porsche 911 GT3 R)
3) 83-Maurizio Billi/Marco Billi/Max Wilson (Mercedes-Benz AMG GT3)
Classe GT4
1) 718-Eric Santos/Giuliano Betuccelli/João Tesser/Pietro Rimbano (Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR)
2) 21-Jacques Quartiero/Alan Hellmeister (Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR)
3) 64-Henry Visconde/Enzo Visconde/Kim Camelo (BMW M2 CS)
Sobre a Stuttgart Porsche
A Stuttgart atuou entre outubro de 1997 e junho de 2015 como importadora oficial da marca Porsche no Brasil. Nesse período, a Porsche aumentou significativamente sua presença no País. Atualmente, a Stuttgart Porsche opera lojas em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e Rio de Janeiro, mais o Stuttgart Service | Body & Paint, localizado em São Paulo, o mais moderno centro de serviços de reparo e manutenção de carros da marca, sendo o único da América Latina capacitado a fazer reparos em carrocerias de alumínio e o único do Brasil apto a fazer manutenção e reparos em baterias de alta tensão para veículos híbridos e elétricos. Ainda em 2024, a Stuttgart iniciará as operações dos Porsche Centers em Maringá (PR) e Blumenau (SC). O histórico, a presença em cinco estados e a alta qualidade de seu atendimento e de seus serviços fazem da Stuttgart ser referência em Porsche no Brasil.
Sobre a Stuttgart Motorsport
Criada em 1997, a Stuttgart Motorsport é a divisão esportiva da Stuttgart e representa a empresa nas pistas, em especial nas competições brasileiras de endurance e Gran Turismo. A Stuttgart Motorsport tem em seu histórico os títulos do Endurance Brasil em 2017 (classificação geral) e 2023 (classes GT3 e GT4), vitórias nas 1000 Milhas Brasil e nos 500 Quilômetros de São Paulo (as mais tradicionais provas de longa duração do País) e uma participação nas 24 Horas de Daytona (em 1998, tendo terminado em quarto lugar na classe GT2). A equipe de corridas tem participação de mecânicos da área de pós-vendas da Stuttgart.
Site: stuttgartporsche.com.br
Facebook.com/stuttgartporsche
Instagram.com/stuttgartporsche
Assessoria de Imprensa – Stuttgart Porsche
Luiz Alberto Pandini – imprensa@stuttgartporsche.com.br
(11) 99122-6260
Manobra na penúltima volta garantiu conquista em dose dupla em Goiânia, palco da última vitória de Xandy Negrão no automobilismo e em dia de despedida para Andreas Mattheis
LEIA MAISCarros da Eurobike preparados pela equipe MC Tubarão terminaram no pódio nas Quatro Horas de Goiânia
LEIA MAISTítulo na GT3 ficou com Rafael Suzuki e Ricardo Baptista, enquanto Victor Foresti confirmou conquista no troféu Legends
LEIA MAIS