Começa bem a temporada 2024 do Endurance Brasil para a Stuttgart Motorsport. As 4 Horas de Goiânia terminaram com vitória na GT3, com Marcel Visconde/Ricardo Mauricio/Marçal Müller, e dobradinha na GT4, com Jacques Quartiero/Alan Hellmeister à frente de Luiz Landi/Giuliano Bertucelli/Eric Santos. Com esse resultado, a equipe chegará à segunda etapa da temporada, que acontecerá no dia 11 de maio em Interlagos, como líder nas duas categorias reservadas a carros Gran Turismo.
O Porsche 911 GT3 R largou na pole position entre os carros da classe GT3 e liderou praticamente toda a prova – só deixou de ocupar o primeiro lugar durante as primeiras paradas para reabastecimento. Marçal Müller fez o primeiro turno de pilotagem e passou o volante para Marcel Visconde fazer o segundo, cabendo a Ricardo Mauricio completar a segunda metade da prova. A equipe competiu com o 911 GT3 R da geração “991.2”, o mesmo carro utilizado para ser campeão da GT3 em 2023 e para vencer a Mil Milhas em janeiro deste ano. Na próxima prova, a equipe deverá estrear o 911 GT3 R “992”, semelhante ao que é utilizado pelas equipes da Porsche no Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC), no IMSA SportsCar e em outros campeonatos de endurance.
Na GT4, os dois carros da Stuttgart Motorsport ocuparam os dois primeiros lugares durante toda a corrida. Jacques Quartiero pilotou o carro vencedor no primeiro e no terceiro turnos, com Alan Hellmeister fazendo o segundo e o último. Após a primeira parada, o carro vencedor foi obrigado a cumprir um time penalty de dois minutos por ter feito a parada em 4min59s, seis segundos a menos do que o estabelecido. A liderança passou então para o carro de Landi, Bertucelli e Santos (João Tesser, também inscrito, abriu mão de pilotar nesta etapa por motivos de saúde). Um problema com o ABS atrasou o trio e Quartiero/Hellmeister recuperaram a liderança em menos de uma hora.
Segundo Felipe Grizzi, engenheiro e chefe da Stuttgart Motorsport, o problema foi provavelmente causado por um detrito que bateu no suporte do chicote do ABS: "O suporte falhou, o chicote do ABS ficou pendurado e raspando no pneu, até o momento em que partiram-se os fios do sensor de velocidade de roda. Aí dá falha do ABS. O freio continua funcionando normalmente, mas você não tem o sistema de ABS e tem que desligar o sistema para que não fique dando alarme e atrapalhando o piloto", explicou.
Marcel Visconde: “Foi uma vitória merecida da equipe. Cumprimos nosso dever de colocar o carro no grid e de fazer as quatro horas de prova. Estamos muito contentes porque fizemos nosso trabalho e o resultado foi colhido”.
Marçal Müller: “Foi um ótimo fim de semana. É bom começar o ano vencendo e marcando pontos importantes para o campeonato”.
Ricardo Mauricio: “Começar vencendo é muito bom. Tomara que o carro novo chegue a tempo de podermos entendê-lo e, quem sabe, conseguir mais vitórias e mais um título na GT3”.
Jacques Quartiero: “Estou muito emocionado. O Alan foi meu professor quando comecei a treinar para estrear no automobilismo. Só agora conseguimos correr juntos. Foi uma corrida difícil porque tivemos uma penalização, mas no fim tudo deu certo”.
Alan Hellmeister: “Foi nossa primeira prova juntos e começamos com vitória. Estou muito contente, é um ótimo começo.”
Luiz Landi: “Nosso problema foi o rompimento do chicote do sensor do ABS, devido a algum atrito. Fiz todo o último stint sem ABS e por isso eu tinha que frear antes, e às vezes alguma roda travava. Dei uma rodada no fim da reta e por sorte não aconteceu nada, pude voltar para a corrida. ‘Peguei a mão’ do carro sem ABS e consegui andar rápido, mas perdemos a liderança da GT4”.
Giuliano Bertucelli: “Foi muito legal, até mais do que eu imaginava. O carro é muito gostoso de pilotar. Chegamos a liderar, mas tivemos uma pane e o carro andou boa parte do tempo sem ABS. Já estou pensando na próxima corrida!”.
Eric Santos: “Larguei e consegui estabelecer um ritmo legal de corrida. Foi uma estreia, precisei aprender a lidar com o tráfego. Estava muito quente, e nessas horas ter ar condicionado dentro do carro sempre ajuda!”.
Resultado final das 4 Horas de Goiânia
Classe GT3
1) 55-Marcel Visconde/Ricardo Mauricio/Marçal Müller (Porsche 911 GT3 R)
2) 63-Sérgio Ribas/Guilherme Ribas (Mercedes-Benz AMG GT3)
3) 83-Maurizio Billi/Marco Billi/Max Wilson (Mercedes-Benz AMG GT3)
Classe GT4
1) 21-Jacques Quartiero/Alan Hellmeister (Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR)
2) 718-Luiz Landi/Giuliano Bertucelli/Eric Santos (Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR)
3) 64-Henry Visconde/Enzo Visconde/Kim Camelo (BMW M2 CS)
Stuttgart: mais de 25 anos como referência Porsche no Brasil
A Stuttgart atuou entre outubro de 1997 e junho de 2015 como importadora oficial da marca Porsche no Brasil. Nesse período, a Porsche aumentou significativamente sua presença no País. Atualmente, a Stuttgart Porsche opera oito lojas em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro e Recife. O Stuttgart Service | Body &Paint, localizado em São Paulo, é o mais moderno centro de serviços de reparo e manutenção de carros da marca, sendo o único da América Latina capacitado a fazer reparos em carrocerias de alumínio e o único do Brasil apto a fazer manutenção e reparos em baterias de alta tensão para veículos híbridos e elétricos. O histórico, a presença em seis estados e a alta qualidade de seu atendimento e de seus serviços fazem da Stuttgart ser referência em Porsche no Brasil.
Site: stuttgartporsche.com.br
Facebook.com/stuttgartporsche
Instagram.com/stuttgartporsche
Assessoria de Imprensa – Stuttgart Porsche
Luiz Alberto Pandini – imprensa@stuttgartporsche.com.br
Prova de quatro horas de duração marca definição do campeonato 2024 do Império Endurance Brasil
LEIA MAISDecisão da temporada 2024 acontece no fim de semana do dia 30 de novembro, no Autódromo Ayrton Senna
LEIA MAISProva decisiva terá arrecadação de brinquedos, que serão revertidos a crianças atendidas pela campanha Natal do Bem
LEIA MAIS