Stuttgart Motorsport luta pelo título em duas categorias na final do Endurance Brasil

Stuttgart Motorsport luta pelo título em duas categorias na final do Endurance Brasil

15/12/2022

A temporada 2022 do Endurance Brasil termina neste fim de semana em Interlagos. A Stuttgart Motorsport luta pelo título nas duas categorias nas quais competee também na Força Livre, que engloba todas as classes. Na GT3, a equipe será representada pelo trio Marcel Visconde/Ricardo Mauricio/Marçal Müller (Porsche 911 GT3 R). Na GT4, os dois Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport serão pilotados por Jacques Quartiero/Danilo Dirani e Luiz Landi/Bruno Xavier/Tom Filho. O fim de semana terá duas corridas: Três Horas de Interlagos, com largada às 9:00 de sexta-feira (16 de dezembro), e Quatro Horas de Interlagos (sábado 17, com largada às 14:00), ambas com transmissão ao vivo pelo Band Sports e pelo canal do Endurance Brasil no YouTube.

Visconde/Mauricio/Müller podem ser campeões na GT3 e chegam a Interlagos na vice-liderança da tabela de pontuação após a vitória na prova anterior, realizada em Santa Cruz do Sul no dia 26 de novembro. Eles ocupam também a quarta colocação na Força Livre. Na GT4, Quartiero/Dirani terminaram entre os três primeiros da classe em todas as corridas realizadas até aqui. A vitória na corrida de Santa Cruz do Sul permitiu-lhes abrir vantagem na liderança do campeonato, mas eles sabem que nada está decidido. O outro Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport teve várias formações ao longo da temporada. Com isso, Luiz Landi ocupa o quinto lugar na pontuação e Bruno Xavier é o sexto.

A realização de duas corridas no mesmo fim de semana se deve ao cancelamento da etapa que seria disputada no dia 5 de novembro em Santa Cruz do Sul (RS). O regulamento do Endurance Brasil prevê que a pontuação da corrida final seja 50% maior do que nas demais. Com isso, cada concorrente poderá marcar até 375 pontos neste fim de semana (150 pela vitória na sexta-feira e 225 pela de sábado. Cada piloto, dupla ou trio deve descartar o resultado de uma prova.

“Este vai ser um fim de semana diferente, com duas corridas realizadas em dois dias. Vamos focar em fazer o nosso melhor e tentar repetir o resultado da etapa passada em Santa Cruz do Sul, sem ficar fazendo contas para o campeonato”, afirma Visconde.

Ricardo Mauricio aponta outros fatores que tornam a disputa pelo título ainda mais imprevisível: “Não está tão fácil para o nosso lado. Mesmo vencendo, vamos depender dos resultados do Xandinho Negrão e do Marcos Gomes, que têm uma boa vantagem de pontos. No sábado, ninguém vai usar lastro e isso pode dificultar um pouco para nós. Mas nosso carro sempre foi confiável e isso é importante num fim de semana em que teremos sete horas de corrida em dois dias. A revisão entre as duas provas tem que ser minuciosa”, afirma. “Tivemos um bom desempenho na etapa realizada em Interlagos no começo do ano, lutando pela vitória com o Cacá (Bueno) na geral quando estourou um pneu a duas voltas do final. Temos tudo para ir bem”, confia.

Para Marçal Müller, o ideal é “ir para o tudo ou nada”, já que a equipe precisa de duas vitórias para descontar a vantagem dos líderes da GT3. “Não há nada que nos permita entrar para administrar. Temos que atacar, buscar vitórias e torcer para a combinação de resultados nos favorecer”, analisa.

Entre os pilotos da Stuttgart Motorsport na GT4, Jacques Quartiero e Danilo Dirani, líderes do campeonato, apostam na confiabilidade do Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport e no trabalho da equipe para chegar ao título. “Para mim, que comecei a correr neste ano, a chance de ser campeão era algo em que apenas a equipe acreditava. Mas terminamos bem colocados em todas as corridas e conseguimos a primeira vitória na etapa anterior. A equipe trabalhou de maneira formidável, está dando tudo de melhor e espero corresponder a essa expectativa. Vamos para cima!”.

Dirani afirma que sua expectativa para Interlagos é fazer igual às provas anteriores: “Terminamos todas as provas livres de incidentes e isso nos deixou nessa posição de liderar o campeonato e disputar o título. Se continuarmos nessa linha, o resultado vem. E acho que vai dar tudo certo”.

Os pilotos do trio formado por Luiz Landi, Bruno Xavier e Tom Filho, que conduzirá o Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport número 718, chegam a Interlagos com pontuações diferentes. Landi, único que fez todas as provas da temporada, tem cinco pontos a mais que Xavier e teoricamente pode ser campeão sozinho. "Minha expectativa é chegar na frente nas duas provas. Conquistar o título é algo muito difícil. Mas para mim foi uma temporada ótima. Só tenho que agradecer à Stuttgart pela oportunidade. Na primeira corrida que fiz, em Goiânia, pensei: 'O que estou fazendo aqui?'. Depois disso, obtive duas vitórias. Já posso dizer que estou muito feliz com a temporada", diz Landi.

Bruno Xavier também vai correr em Interlagos pensando somente em vencer as duas corridas. "A chance de o Landi ser campeão é difícil e a minha é quase impossível. Estamos torcendo pelos nossos companheiros de equipe. Foi um ano bom, muito legal. Estivemos sempre competitivos, ganhamos corridas e nossa média de resultados é muito boa. Deu para a gente se divertir."

Tom Filho correu pela primeira vez na Stuttgart Motorsport na etapa anterior, em Santa Cruz do Sul, e terminou em terceiro lugar. “Vamos ver quem vai agüentar, porque serão duas provas longas em dois dias seguidos. Temos o carro mais confiável entre todos os da GT4 e isso é uma vantagem. A questão vai ser administrar o desgaste dos pneus e lidar com a variação de clima, porque há chances de chover no sábado”, alerta.

Stuttgart: 25 anos como referência Porsche no Brasil

A Stuttgart atuou entre outubro de 1997 e junho de 2015 como importadora oficial da marca Porsche no Brasil. Nesse período, a Porsche aumentou significativamente sua presença no País. Atualmente, a Stuttgart opera oito Porsche Centers em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro e Recife. O Stuttgart Service | Body & Paint, localizado em São Paulo, é o mais moderno centro de serviços de reparo e manutenção de carros da marca, sendo o único da América Latina capacitado a fazer reparos em carrocerias de alumínio e o único do Brasil apto a fazer manutenção e reparos em baterias de alta tensão para veículos híbridos e elétricos. O histórico, a presença em seis estados e a alta qualidade de seu atendimento e de seus serviços fazem da Stuttgart ser referência em Porsche no Brasil.

Sobre a Stuttgart Motorsport

A Stuttgart Motorsport é o braço esportivo da Stuttgart Porsche e tem um longo e vitorioso histórico de participação em competições. Sua conquista mais recente é o título do Campeonato Brasileiro de Endurance de 2017. Desde sua criação, em 1997, a Stuttgart Motorsport conquistou vitórias em provas tradicionais como a Mil Milhas Brasil e os 500 Quilômetros de São Paulo, além de ter participação em provas internacionais da IMSA (24 Horas de Daytona (1998) e da Le Mans Series (Mil Milhas de 2007).

Site: stuttgartporsche.com.br

Facebook: stuttgartporsche

Instagram: stuttgartporsche

Assessoria de Imprensa 

Luiz Alberto Pandini 

imprensa@stuttgartporsche.com.br

Fotos: Rodrigo Guimarães

LEIA TAMBÉM

None

Definida a programação da etapa decisiva em Goiânia

18/11/2024

Prova de quatro horas de duração marca definição do campeonato 2024 do Império Endurance Brasil

LEIA MAIS
None

Aberto o credenciamento de imprensa para a final em Goiânia

18/11/2024

Decisão da temporada 2024 acontece no fim de semana do dia 30 de novembro, no Autódromo Ayrton Senna

LEIA MAIS
None

Final do Endurance em Goiânia terá ingresso em prol da solidariedade

12/11/2024

Prova decisiva terá arrecadação de brinquedos, que serão revertidos a crianças atendidas pela campanha Natal do Bem

LEIA MAIS

PATROCINADORES

Império
Pirelli
Stuttgart Porsche
Eurobike
EMS

APOIO

Multisolution
Corsa

REALIZAÇÃO

TRANSMISSÃO