Stuttgart Motorsport terá três Porsches no Endurance Brasil 2023

Stuttgart Motorsport terá três Porsches no Endurance Brasil 2023

24/03/2023
Porsche #718 de Landi, Pasetti e Filho

A Stuttgart Motorsport está pronta para a etapa de abertura do Endurance Brasil. Como no ano passado, a equipe estará representada nas classes GT3, com um Porsche 911 GT3 R, e GT4, com dois Porsches 718 Cayman GT4 Clubsport. O campeonato começará neste sábado (25 de março) com as Três Horas do Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), das 10 às 13 horas, com transmissão ao vivo pelo BandSports e pelo canal do Endurance Brasil no YouTube.

O Porsche 911 GT3 R número 55 terá em 2023 o mesmo trio que disputou a temporada anterior: Marcel Visconde, Ricardo Mauricio e Marçal Müller. Visconde e Mauricio competem juntos desde 2017, ano em que conquistaram o título do Endurance Brasil na classificação geral. Müller passou a integrar a Stuttgart Motorsport no ano passado. Juntos, os três pilotos venceram a antepenúltima corrida de 2022, em Santa Cruz do Sul, e terminaram o campeonato em terceiro lugar na classe GT3. O carro terá uma nova decoração: vermelho no lado esquerdo, azul no direito e detalhes em branco. Essas cores são oficiais das comemorações mundiais do 75º aniversário da Porsche.

Na classe GT4, Jacques Quartiero e Danilo Dirani estarão novamente juntos no Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport número 21. Em 2022, eles terminaram nos três primeiros lugares em todas as etapas e foram vice-campeões da GT4, com uma vitória em Santa Cruz do Sul. Neste ano, o carro competiu nas Mil Milhas Brasileiras, em janeiro, com Jacques, Danilo e seu irmão Denis Dirani. O carro terminou em segundo lugar na classificação geral e venceu na GT4. No  outro Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport da Stuttgart Motorsport, número 718, estarão dois dos pilotos que passaram pelo cockpit em 2022, Luiz Landi e Tom Filho, e um novo integrante, Cadu Pasetti, com experiência em várias categorias nacionais de turismo e participação nas 24 Horas de Bahrein de 2006 com um Porsche 911 GT3. O carro 718 venceu duas corridas em 2022: uma em Interlagos com o trio formado por Landi, Bruno Xavier e Marcel Visconde e outra no Velocitta com Landi e Xavier.

Os 718 Cayman GT4 Clubsport também terão novas cores nesta temporada. O de Quartiero/Derani será verde cítrico, enquanto o de Landi/Tom/Pasetti terá as mesmas cores do 911 GT3 R, com esquema invertido (vermelho no lado esquerdo e azul no direito).

Os dois modelos utilizados pela Stuttgart Motorsport são construídos pela Porsche especialmente para equipes clientes de todo o mundo. Saem da fábrica prontos para correr. O 911 GT3 R, baseado no modelo 911 GT3 RS de rua, possui motor de 6 cilindros boxer (contrapostos) com 4.000 cm³ posicionado na traseira, desenvolvendo cerca de 550 HP de potência. A transmissão é sequencial de 6 marchas. No 718 Cayman GT4 Clubsport, derivado do 718 Cayman GT4 de rua, o motor de 6 cilindros boxer tem 3.800 cm³, fica em posição central-traseira, entrega 425 HP e é integrado a uma transmissão PDK (dupla embreagem) com 6 marchas.

Taycan 4 Cross Turismo: Medical Car será um carro elétrico

Como nos anos anteriores, a Stuttgart Porsche será uma das patrocinadoras do Endurance Brasil e fornecerá os dois carros de serviço que mais aparecem nas transmissões. A novidade é que pela primeira vez o Medical Car será um carro elétrico – no caso, o Porsche Taycan 4 Cross Turismo, uma station wagon crossover, capaz de entregar alto desempenho tanto no asfalto quanto fora de estrada. O Safety Car continua sendo o Porsche 911 Carrera GTS.

O Taycan 4 Cross Turismo tem dois motores elétricos (dianteiro e traseiro) que funcionam de modo síncrono e proporcionam tração integral com distribuição variável de torque. A potência gerada pelos dois motores é 380 cv (280 kW) e pode chegar a 476 cv (350 kW) com uso de overboost e controle de largada. O carro pode acelerar de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos, de 0 a 200 km/h em 15,6 segundos e chegar a 220 km/h de velocidade máxima. A autonomia média proporcionada pela bateria é superior a 400 km.

O Porsche 911 Carrera GTS será usado pelo segundo ano consecutivo como Safety Car. A sigla GTS (Gran Turismo Sport) é usada pela Porsche para designar versões especialmente esportivas de seus modelos. Normalmente, isso se traduz em mais potência, ajuste de chassi e suspensão mais voltado para pista e uma aparência ainda mais agressiva. O Porsche 911 Carrera GTS tem motor de 6 cilindros boxer (contrapostos) biturbo de 3 litros. Os 480 HP de potência permitem acelerar de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e chegar a 311 km/h de velocidade máxima.

 

Stuttgart: referência Porsche no Brasil

A Stuttgart atuou entre outubro de 1997 e junho de 2015 como importadora oficial da marca Porsche no Brasil. Nesse período, a Porsche aumentou significativamente sua presença no País. Atualmente, a Stuttgart opera oito Porsche Centers em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro e Recife. O Stuttgart Service | Body &Paint, localizado em São Paulo, é o mais moderno centro de serviços de reparo e manutenção de carros da marca, sendo o único da América Latina capacitado a fazer reparos em carrocerias de alumínio e o único do Brasil apto a fazer manutenção e reparos em baterias de alta tensão para veículos híbridos e elétricos. O histórico, a presença em seis estados e a alta qualidade de seu atendimento e de seus serviços fazem da Stuttgart ser referência em Porsche no Brasil.

Sobre a Stuttgart Motorsport

A Stuttgart Motorsport é o braço esportivo da Stuttgart Porsche e tem um longo e vitorioso histórico de participação em competições. Sua conquista mais recente é o título do Campeonato Brasileiro de Endurance de 2017. Desde sua criação, em 1997, a Stuttgart Motorsport conquistou vitórias em provas tradicionais como a Mil Milhas Brasil e os 500 Quilômetros de São Paulo, além de ter participação em provas internacionais da IMSA (24 Horas de Daytona (1998) e da Le Mans Series (Mil Milhas de 2007).

Site: stuttgartporsche.com.br

Facebook.com/stuttgartporsche

Instagram.com/stuttgartporsche

Assessoria de Imprensa – Stuttgart Porsche

Luiz Alberto Pandini 

(11) 2367-0608/99122-6260

LEIA TAMBÉM

None

Definida a programação da etapa decisiva em Goiânia

18/11/2024

Prova de quatro horas de duração marca definição do campeonato 2024 do Império Endurance Brasil

LEIA MAIS
None

Aberto o credenciamento de imprensa para a final em Goiânia

18/11/2024

Decisão da temporada 2024 acontece no fim de semana do dia 30 de novembro, no Autódromo Ayrton Senna

LEIA MAIS
None

Final do Endurance em Goiânia terá ingresso em prol da solidariedade

12/11/2024

Prova decisiva terá arrecadação de brinquedos, que serão revertidos a crianças atendidas pela campanha Natal do Bem

LEIA MAIS

PATROCINADORES

Império
Pirelli
Stuttgart Porsche
Eurobike
EMS

APOIO

Multisolution
Corsa

REALIZAÇÃO

TRANSMISSÃO