Porsche 911 GT2 da Stuttgart bate recorde de carros de rua em Interlagos

Porsche 911 GT2 da Stuttgart bate recorde de carros de rua em Interlagos

20/12/2024
Porsche 911 GT2 RS com kit Manthey, recordista de Interlagos entre carros de rua
(Fernanda Freixosa)

O Porsche 911 GT2 RS equipado com kit de performance Manthey pertencente à Stuttgart Porsche termina o ano de 2024 com dois recordes em autódromos. Na manhã desta quarta-feira, 18 de dezembro, o piloto Ricardo Mauricio percorreu os 4,309 km do traçado de Interlagos em 1min36s967, média de 159,976 km/h. Com essa marca, o 911 GT2 RS Manthey passa a ser o carro de rua original mais rápido no autódromo paulistano, superando por quase um segundo a melhor marca anterior. Um vídeo on board da volta recorde pode ser baixado pelo link https://drive.google.com/drive/folders/1Ow-nlB3GzUHsq1212K8qS3pqre08ch6d?usp=sharing

Em abril, pilotado por Rubens Barrichello, o 911 GT2 RS Manthey tornou-se o recordista do quadro “Volta Rápida”, do programa Acelerados, em um traçado alternativo do autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu. Em Interlagos, Mauricio precisou de apenas três séries de voltas para obter o tempo do recorde, num total de dez passagens. “O 911 GT2 RS Manthey é muito equilibrado, tanto em termos de entrega de potência quanto de comportamento dinâmico. A aerodinâmica também ajuda. E o tempo poderia ter sido ainda mais baixo se o carro tivesse uma escalonagem de marchas diferente. Ele está com a original de fábrica, otimizada para o traçado de Nürburgring, que tem muitos trechos de alta velocidade. Mesmo assim, foi sensacional pilotar o 911 GT2 RS com kit Manthey. É um carro incrível, dá muito prazer pilotá-lo”, afirma Ricardo Mauricio.

O Porsche 911 GT2 RS possui motor biturbo de 6 cilindros contrapostos com 700 cv de potência. É capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 2s8 e chegar a 340 km/h de velocidade máxima. O kit Manthey é composto por um pacote de diminuição de peso, ajustes na suspensão e freios e aperfeiçoamento aerodinâmico. Tudo isso otimiza o comportamento dinâmico e o desempenho do carro. A Manthey hoje pertence à Porsche e os kits podem ser instalados nas concessionárias credenciadas de todo o mundo, razão pela qual são considerados equipamento original de fábrica. A Stuttgart instala o kit Manthey em todos seus Porsche Centers (São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Curitiba e Rio de Janeiro).

Porsche 911 GT3 R da Stuttgart é o recordista no circuito para o tradicionalíssimo modelo (Ricardo Saibro/Stuttgart Motorsport)

Porsche 911 GT3 R de competição, também recordista – Na tarde de terça-feira (17 de dezembro), Ricardo Mauricio obteve outro recorde ao volante de um Porsche em Interlagos. Ele deu uma volta com o 911 GT3 R “992”, o carro com o qual a Stuttgart Motorsport disputa o campeonato Endurance Brasil, com o tempo de 1min31s803, média de 168,974 km/h. É a marca mais rápida já obtida por um Porsche 911, seja de rua ou de competição, no traçado do autódromo. Os tempos dos dois recordes foram registrados pela Racing Crono, uma das mais conceituadas empresas de cronometragem do automobilismo brasileiro, sendo responsável por esse serviço em várias competições.

O 911 GT3 R utilizado pela Stuttgart Motorsport é o mesmo modelo que compete na classe LMGT3 no Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC), nas classes GTD do campeonato IMSA SportsCar norte-americano e em outros campeonatos e provas de endurance em vários continentes. Considerando o Endurance Brasil e o Mundial, os carros dos dois campeonatos se distiguem pelas diferenças de BoP (Balanço de Desempenho, na sigla em inglês) e pelos pneus (de fornecedores distintos). A marca obtida por Mauricio supera inclusive as obtidas pelos LMGT3 durante as 6 Horas de São Paulo, etapa brasileira do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC), realizada em julho. Naquela ocasião, o piloto bielorrusso Aliaksandr Malykhin, da equipe Manthey PureRxcing, fez 1min34s804 na Hiperpole, o melhor tempo de um Porsche 911 GT3 R em todo o fim de semana e o segundo da categoria. O mais rápido foi de 1min34s413 obtido pela belga Sarah Bovy, da Iron Dames, equipe que correrá com o Porsche 911 GT3 R na temporada 2025.

Ricardo Mauricio é um dos pilotos brasileiros mais vitoriosos no Brasil e no exterior. Conquistou diversos títulos no kart (onde começou a correr aos dez anos de idade) e sua carreira internacional inclui experiência na Fórmula 3 inglesa, Fórmula 3 espanhola (na qual foi campeão em 2003), Fórmula 3000 e Endurance TC 2000 na Argentina (campeão em 2009). Mauricio possui oito títulos nacionais, sendo três na Stock Car (2008, 2013 e 2020), três em Marcas e Pilotos (2012, 2013 e 2014), dois no Endurance Brasil (2017 e 2023) e um na Fórmula Ford (1995).

Sobre a Stuttgart Porsche

A Stuttgart atuou entre outubro de 1997 e junho de 2015 como importadora oficial da marca Porsche no Brasil. Nesse período, a Porsche aumentou significativamente sua presença no País. Atualmente, a Stuttgart Porsche opera lojas em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e Rio de Janeiro, mais o Stuttgart Service | Body & Paint, localizado em São Paulo, o mais moderno centro de serviços de reparo e manutenção de carros da marca, sendo o único da América Latina capacitado a fazer reparos em carrocerias de alumínio e o único do Brasil apto a fazer manutenção e reparos em baterias de alta tensão para veículos híbridos e elétricos. Ainda em 2024, a Stuttgart iniciará as operações dos Porsche Centers em Maringá (PR) e Blumenau (SC). O histórico, a presença em cinco estados e a alta qualidade de seu atendimento e de seus serviços fazem da Stuttgart ser referência em Porsche no Brasil.

Sobre a Stuttgart Motorsport

Criada em 1997, a Stuttgart Motorsport é a divisão esportiva da Stuttgart e representa a empresa nas pistas, em especial nas competições brasileiras de endurance e Gran Turismo. A Stuttgart Motorsport tem em seu histórico os títulos do Endurance Brasil em 2017 (classificação geral) e 2023 (classes GT3 e GT4), vitórias nas 1000 Milhas Brasil e nos 500 Quilômetros de São Paulo (as mais tradicionais provas de longa duração do País) e uma participação nas 24 Horas de Daytona (em 1998, tendo terminado em quarto lugar na classe GT2). A equipe de corridas tem participação de mecânicos da área de pós-vendas da Stuttgart.

Site: stuttgartporsche.com.br
Facebook.com/stuttgartporsche
Instagram.com/stuttgartporsche

Assessoria de Imprensa – Stuttgart Porsche
Luiz Alberto Pandini – imprensa@stuttgartporsche.com.br
(11) 99122-6260

LEIA TAMBÉM

None

"Ritmo de Campeões": nas telas, a temporada 2024 da Stuttgart Motorsport

20/12/2024

Documentário sobre a temporada 2024 da Stuttgart Motorsport, registra a participação de uma das equipes mais vitoriosas do Endurance Brasil

LEIA MAIS
None

Com ultrapassagem na reta final, Negrão/Gomes conquistam título inédito da Geral e da P1

02/12/2024

Manobra na penúltima volta garantiu conquista em dose dupla em Goiânia, palco da última vitória de Xandy Negrão no automobilismo e em dia de despedida para Andreas Mattheis

LEIA MAIS
None

Stuttgart Motorsport faz dobradinha na classe GT4 na etapa final do Endurance Brasil 2024 e é vice-campeã na GT3

02/12/2024

Prova em Goiânia viu a primeira vitória do ano do Porsche #718, pilotado por Pietro Rimbano, Eric Santos, João Tesser e Giuliano Bertuccelli

LEIA MAIS

PATROCINADORES

Império
Pirelli
Stuttgart Porsche
Eurobike
EMS

APOIO

Multisolution
Corsa

REALIZAÇÃO

TRANSMISSÃO